sexta-feira, 1 de março de 2013

SEGUNDO TEMPO - Prefácio nº 2



Zé Tavares como goleiro do Ferroviário de Itabaiana em 1949, no tempo em que os atletas usavam um gorrinho na cabeça


Edilson Andrade

O jornalista Arnaud Costa nos presenteia com este livro de “causos” do nosso futebol com uma linguagem direta e objetiva, com humor e amor pelo nosso passado esportista. 

Um livro delicioso de se ler, mesmo se você não viveu aqueles tempos. Eu fui personagem dessa história, como mentor esportivo, técnico e integrante da Liga Itabaianense de Desportos. Para escrever este livro, Arnaud Costa precisou apenas de sua memória. Não ouviu ninguém, ou quase ninguém. Apenas dei alguns pitacos, meu amigo Valdo acrescentou alguns fatos, recuperou nomes e corrigiu lances históricos. No mais, Arnaud reuniu todos os elementos de sua privilegiada memória para contar alguns episódios e lembrar nomes de figuras que fizeram a história do nosso futebol, fazendo saltar de suas notinhas a vivência das narrativas acontecidas, dos causos relativos aos boleiros itabaianenses, já que ele foi também um personagem importantíssimo como dirigente de time, presidente da Liga, do Tribunal de Justiça Desportiva e amante do nosso esporte. 

Eu peço licença ao meu amigo Arnaud Costa para homenagear aquele a quem considero a mais importante figura do esporte de Itabaiana, que é José Aurélio Tavares. Esse industrial foi o responsável pela organização do nosso incipiente futebol, lá pelos anos 1940. Jogava na posição de goleiro, foi integrante da escalação de vários times, entre eles o Ferroviário. Foi o fundador do Vila Nova Esporte Clube, agremiação à qual se dedicou a vida toda. Fundou a Liga e foi, na verdade, o “pai” do futebol organizado em Itabaiana. Lembrando também Zé do Curtume, o “dono” do Conceição, time no qual exerci a função de técnico e onde passamos mais de quatro anos sem perder uma única partida. 

Enfim, quero aqui saudar a todos os esportistas do passado e do presente, os que fizeram e ainda constroem o futebol de Itabaiana, dizendo que, quando tive a oportunidade de exercer a função de prefeito ainda que por pouco tempo, fiz tudo o que esteve ao meu alcance para ajudar o futebol. Na direção da Câmara de Vereadores, também não esqueci o esporte. Fizemos a campanha para murar o estádio Severino Paulino e dotar aquela praça de esportes de água, além de outras melhorias. Meu namoro com o futebol é antigo e forte, como a memória do escritor Arnaud Costa, esse outro ícone da nossa cultura e do nosso jornalismo. 

Parabéns, Arnaud Costa, por mais uma obra memorialística da nossa amada terrinha. 

(Prefácio do livro “Fatos pitorescos do futebol”, de Arnaud Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário