segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sou um novo escritor oficial e juramentado



Orlando Otávio, Fábio Mozart, Walter Fonseca e o vereador Ubiratan Correia

A Associação dos Novos Escritores da Paraíba (ANEP) foi criada em grande estilo na Câmara Municipal de Itabaiana. Fui escolhido como segundo secretário. Tem até Diretor de Marketing, que é o cozinheiro Luciano Marinho, o primeiro cozinheiro profissional diretor de uma associação de escritores. É que ele escreve nas suas panelas poemas diários de sabor fantasia. O poeta Antonio Costta é o presidente, sendo seu vice o também poeta Orlando Otávio. Na tesouraria, vai funcionar o poeta Antonio Pereira Dias. O vereador José Ubiratan entrou na diretoria, mesmo sem se declarar escritor. Foi na cota dos animadores culturais.
Não será por falta de poetas que a nova entidade vai fraquejar. A iniciativa de Antonio Costta insinua questões como: quem é escritor velho poderá se associar? E quem é apenas leitor? E o que vem a ser mesmo um escritor, veterano ou novato?
Não temos ainda a definição do que seja mesmo um escritor. Partindo do princípio de que o eletricista é aquele que se dedica ao ofício de mexer com eletricidade, o escritor é o cara que escreve, mesmo sem viver disso. Quando eu era menino, só acreditava que o sujeito era realmente escritor se ele fosse autor de livros de capa dura. Autor de capa mole, na minha visão de garoto, seria um escritor sem muita consistência. Isso até eu descobrir os livros de Monteiro Lobato e começar a gostar de ler os bons autores, independente dos formatos dos seus livros.
Só acho que os novos escritores devem ter a vocação, gostar de ler e, de vez em quando, escrever. Para publicar, acabou o problema com o advento da internet. Cada um cria seu blog e dana-se a escrever, bobagens ou não.  Na grande rede, tem um oceano de blogs literários. Nessas águas turvas, pode-se pescar boa produção, mas a grande maioria é lixo.
Eu mesmo ando com vontade de declarar oficialmente morto este meu blog, encerrando minha carreira de escritor. Vou fundar a Associação dos Ex-escritores de Saco Cheio. Talvez eu venha a fundar um grupo de ajuda mútua para quem gosta de escrever besteiras, mas não quer incomodar os outros com suas fuleiragens. Uma coisa assim feito o Alcoólicos Anônimos. Na sessão, o sujeito se levanta e declara:
--- Hoje eu senti vontade de postar um texto no meu blog inativo, mas resisti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário