quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Humildade não é tudo, mas é jóia



Um sujeito humilde merece ser elevado à categoria de gente fina. Você pega o “meu querido” Antonio Carlos Jr., prefeito eleito de Itabaiana. É um cara humilde, atencioso. Tem seus defeitos, entretanto, o bem e o mal são jogos de palavra. Cada um tem seus conceitos de decência, cada qual com seu pecado original. 

 

Eu falo de humildade, que é o cara investido na condição de senhor dos destinos dessa Itabaiana do Norte tão provinciana em que tudo gira em torno da velha “Muda”, mas sempre cordial. Promete transformar pedra em pão, como todo político costuma pregar. Vai decepcionar muitos dos seus seguidores, pois assim é a realidade nua, crua e dura da política. Porém, sempre estará aqui, junto com a massa, sem viés elitista, falando a língua do povão, abraçando o eleitor, apertando a mão do doente e da prostituta sem precisar lavar com álcool depois, no escondido de sua mansão, como dizem que é hábito de certa dama metida a aristocrática. 

 

Bem sabemos que não vai mudar muita coisa no gerenciamento da cidade, porque certas práticas não se transformam da noite para o dia. As concepções, os valores, os conceitos, os parâmetros são parte de uma cultura política provinciana. Os picaretas estarão zunindo em torno do poder, procurando uma fatiazinha para abocanhar com seus dentes de dinossauros, bichos extintos, porém ativos nos quintais do mundo civilizado. Mesmo esses gabirus talvez venham finalmente a cumprir alguma função social, se por acaso o prefeito achar que tem uma dívida moral com o povo que o escolheu e trabalhar, o mínimo que seja, para dar alguma esperança de progresso a este lugar tão sofrido. 

 

Antonio Carlos Jr., se mostra um rapaz sensato e extremamente humilde. É um profissional da política que sabe que política é a arte de conversar, de negociar, sem prepotência. Tem inimigo de Toinho Jr. espumando nos cantos da boca, torcendo para que o novo prefeito caia do cavalo logo no começo do galope. O rapaz se sente, entretanto, em outro degrau. Progrediu, melhorou como ser humano, aprendeu com as derrotas e com o tempo, segundo afirma. Não digo que chegaremos à vanguarda com um toque de mágica, mas a humildade e a cortesia de Antonio Carlos já é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário