terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Repórter Ameba nos intestinos do poder



Rosane Almeida sendo entrevistada pela comadre Gil Costa na Rádio Itabaiana (Foto: George Mendonça)


O repórter que tudo sabe, meu compadre Ameba, andou sondando o caso da briga pela presidência da Câmara de Itabaiana do Norte, lugar onde os políticos são graduados na filosofia do “Mateus, primeiro os meus”. A conversa está no seguinte tom: o prefeito eleito Antonio Carlos Melo Júnior já tem seu candidato e está pedindo votos para ele. Trata-se de Welingson, o vereador mais votado, conhecido pela sua política assistencialista à qual dá-se o nome de ambulancioterapia. Ocorre que no Município não tem unidade de saúde que garanta o atendimento à população, dando vez a esses agentes que transportam doentes para João Pessoa. O direito do cidadão de receber atenção primária perto de sua residência é violado. Além disso, com o alto fluxo de pacientes nos hospitais da Capital, o atendimento de alta complexidade fica comprometido. 

Mas isso é outra conversinha pra depois. Voltemos à pendenga da Câmara. Outro candidato é Júnior Pacheco, apoiado por dona Mércia de Fátima, uma espécie de representante extra-oficial do Governo do Estado na cidade. Só que o seu partido, o PSB, não quer o Pacheco, e sim Ubiratan, apoiado pelo médico Dr. Lúcio, Zé Ramos e demais caciques socialistas. Correndo por fora, temos o atual presidente, pastor Ronaldo, homem prático e afeito às negociações, e a vereadora Rosane Almeida, a segunda mais votada e disparadamente a preferida do povo, conforme pesquisas feitas pela imprensa local. 

Ameba me contou e eu passo adiante, que não sou baú pra guardar segredo de ninguém: o prefeito Antonio Carlos procurou Luzinaldo, empresário itabaianense que foi o maior investidor da campanha vitoriosa do PMDB, pedindo sua opinião sobre o nome para apoiar como presidente da Câmara. Antonio Carlos disse que seu candidato é Welingson. Luzinaldo foi enfático: se fosse vereador, votaria em Rosane para Presidente da Mesa da Câmara, “mas o prefeito apóia quem quiser”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário