quarta-feira, 27 de agosto de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Danny Xavier, cantora de Solânea, está no programa “Estação cultura” com o cantor Kelson Kizz. Entrevistas com Cláudio Neto, prefeito de Itabaiana, Helton Martins, do Grêmio Morenense e Zé Francisco Zui, da Academia Solanense de Letras. Apresentação de Fábio Mozart e Batista de Andrade. Começa às 9 horas desta quarta-feira na Rádio Comunitária Solânea FM. http://play.radios.com.br/25151#google_vignette

Tenho dois conhecidos que são soldados de Bolsonaro. Um é imbecil analfabeto, o outro é fascista desde quando era adolescente.

Uma senhora aposentada passa o dia arengando com a galera de um grupo de fofocas online. Ela é a única soldada do véi Bozó no meio de uma multidão de esquerdistas.

Pessoas que parecem gostar de conflitos podem ser motivadas pelo vício da adrenalina emocional dos debates, quase sempre emocionais e agressivos.

A gangue da menopausa sempre na ativa para espalhar mentiras.

Senhoras balzaquianas, de meia-idade ou idosas que votaram em Bolsonaro: ele também odeia mulher “velha”. O senhor Bozó não sabe, porque é um cretino, mas as mulheres maduras são iguais a vinho caro: poucos homens sabem apreciar porque estão acostumados com vinho de jurubeba.

“Se amarrar bolsoNERO com uma corda e atirá-lo nas chamas da Floresta Amazônica, só se perde a corda”. (Fernando Freire)

"Raimundo Onofre, o amigo do rei", de Gilvan de Brito. Acabei de ler. Um retrato sem retoques da cara da burguesia paraibana. Quem quiser ler, está à disposição para troca.

Evito o desgaste emocional de tentar trocar ideias com pessoas intolerantes, com devoção cega a uma crença.

Em Brasília, a conselheira tutelar Cláudia Damiana, evangélica, ao atender uma menina de 17 anos estuprada pelo próprio pai: “"ser lésbica e ateia é coisa do demônio".

Os conselhos tutelares estão tomados por evangélicos fanáticos que, ao invés de fazer o acolhimento, atacam os adolescentes.

Ouvi por acaso de um oficial do Exército falando ao celular: “eles querem tomar os celulares dos alunos para que os professores possam doutrinar com teses esquerdistas sem que o estudante possa gravar e levar para os pais”.

Gustavo Gayer e Eduardo Bolsonaro são denunciados pela AGU como propagadores de fake news para criar caos financeiro ao Banco do Brasil. Esses são os verdadeiros demônios.

Como estratégia suicida para detonar o Governo, apostam no pânico bancário, estimulando correntistas a sacar dinheiro.

Se a pessoa está morrendo ou tendo um bebê, por que deveria pagar por isso? Nos Estados Unidos paga, e muito caro. Eles não têm SUS.

O Vitória da Bahia perdeu por oito a zero do Flamengo, maior goleada do campeonato nacional. O Vitória com esse elenco derrota perderia até pra meu time, o Mangueira Futebol Clube e Cachaça de Entroncamento.

“Bolsonaro, seu filho Eduardo é um babaca!”. (Malafaia) Concordo com o pastor das almas sebosas.

"A imprensa, de marrom passou a degradê. Tinge-se de acordo com o interesse e com a música que estiver no ar." - Antonio Fonseca

Desempregado agora tem nova designação: empregado por conta própria.

Compadre meu enviou um exemplar do livro "Manual da Poesia Fajuta", de Sérgio Cortêz. Não sei porque, senti a cutucada de uma certa indireta.

Quando surgirá um vereador em João Pessoa para propor projeto admitindo passageiros em pé nos ônibus, desde que não ultrapasse o limite de um quarto da lotação do veículo?

“As rádios devem ser usadas para informar à população dos seus direitos e devem ser democratizadas para que todos os interessados possam usufruir do serviço. Não precisa ser uma rádio só para falar de saúde, mas de todos os temas de interesse das comunidades. O mais plural possível”. - Luiz Henrique Parahyba.

“No dia 7 de setembro, vamos às ruas afirmar: povo independente é povo soberano! Porque liberdade de verdade só existe com democracia, justiça social e soberania popular”. (Chicco Mello)

Sempre é restaurador perceber que a capacidade de resistência do nosso povo ainda subsiste, apesar desse ‘momento acidente’”. (Dalmo Oliveira)

Conto rápido: o homem sobe na amurada de ponte, olha o abismo e se prepara para o suicídio. O policial consegue chegar próximo, conversam durante dois minutos. Depois, os dois se jogam no precipício. Isso sim, é poder de persuasão!

“Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”. (Timóteo 8:16)

“Sem ter raiz, a tropa suicida se veste de excremento e cheira cola”. Este é um dos versos do poema “Pátria armada”, de Fábio Mozart, do livro com o mesmo título publicado em 2000, que serve como base do roteiro de vídeo produzido e dirigido por Marcos Veloso, videasta paraibano. O vídeo está em fase de pré-produção.

O poeta, esse ente tão demente, anda por aí procurando leitores/ouvintes, alguns colhendo frustrações rendosas de bons/razoáveis/péssimos poemetos, sentenças de liberdade, caduquicidade ou até elementos linguísticos teratogênicos, isto é, aberrações que justificam a fé na imaginação.

Poeta pobre não passa pela catraca, passa pela borboleta que é mais poético.

Da parede do sanitário do Espaço Cultural, anotei uma frase: “Pela volta dos ideais perigosos!”

Poesia provoca uma revolução silenciosa dentro do leitor, acredita Sérgio de Castro Pinto. A poesia deveria ser alimentação básica das crianças. “Poesia é infância amadurecida”. Na dinâmica máquina do capitalismo alienante, poesia quase não entra no cardápio.

Lula anuncia gás de cozinha grátis para 15 milhões de pessoas. Deve cozinhar a extrema direita em fogo brando.

 “Todo mundo precisa crer em algo. Creio que vou tomar uma cerveja”. (Grouxo Marx)

“Não matarás”. (Êxodo 20:13)

“Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto”. (Êxodo 21:12)

Trump sugere que americanos “talvez gostem de um ditador”. Ele se apresenta como voluntário para ser o primeiro ditador americano.

Tijolinhos para Fabiana Veloso e Das Dores Neta, da diretoria da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

VERSO DO DIA


Editei meu sono curto.

Noite em que sonambulei

em descompassado surto.

***

Emoção incerta.

O meu cavalo de sílabas

trota numa página aberta.

 

F. Mozart

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário