segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Hip-Hop no Sarau das Almas


Evandro é estudante na Escola Municipal Antonio Santiago, em Itabaiana, e cantor de rap. O jovem admira o hip hop e as culturas urbanas. Sente-se um pouco discriminado no seu direito cidadão de se expressar como criador, integrante que é desse universo do hip-hop, que nasceu no bairro nova-iorquino do Bronx e veio parar na periferia da velha Itabaiana do Norte, uma cidade tradicionalmente fechada às novas expressões artísticas da juventude. Somos uma cidade “careta”, sendo que o hip-hop ainda é insuficientemente reconhecido nos grandes centros, que dirá na província!

E é para incluir essas novas expressões artísticas da juventude que existe o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, entre outros objetivos não menos importantes. Já organizamos oficinas de grafiteiros, apresentações de cantores de rap e DJs e outras iniciativas similares. Ultimamente, o projeto Sarau das Almas tem se transformado em um espaço de shows improvisados pela galera. No sábado passado, 12 de setembro, o Evandro soltou sua voz e deu seu recado em nome da galera, com suas críticas e ideais políticos e sociais expressados através do hip-hop, dentro do tema proposto na ocasião, que foi a independência do Brasil.

Fã do Racionais MC’s, Evandro quer ser respeitado como jovem e como artista, e quer isso no balanço do hip-hop. Um colega da escola aprovou a participação dele. “Ta massa, tou curtindo. Tava precisando mesmo levar o hip-hop, é melhor do que a galera fazer coisa errada. Ta muito bom”, disse o moleque. Eu também curti muito a presença de um rapper no Sarau das Almas, junto com cantores veteranos como Fred Borges e jovens atores talentosos iguais a Edglês Gonchá.

Com o foco de alcançar a juventude, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai às escolas públicas da periferia, leva livros, oficinas de leitura, informações e incentivo para que os jovens sejam cada vez mais protagonistas, mostrem sua voz e sejam ouvidos.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário