quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - Em fevereiro de 2013, entrevistei o Valdo dos Correios, ex-atleta do Vila Nova e uma espécie de memória viva de Itabaiana. Suas histórias hilariantes sobre o futebol estão no livro "Fatos pitorescos do futebol", do meu pai Arnaud Costa.

Valdo Enxuto faleceu neste fevereiro de 2026, aos 85 anos, deixando um legado profundo na memória cultural da cidade. Foi uma das figuras mais queridas e respeitadas da tradição carnavalesca de Itabaiana.

Reconhecido como um verdadeiro “arquivo humano”, Valdo dedicou sua vida a preservar e transmitir as histórias, tradições e narrativas locais, mantendo viva a identidade do povo itabaianense.

Fui xingado de “velho safado” por causa da Barata. Conforme o Estatuto do Idoso, não posso ser xingado de “velho”. Safado pode.

Tem o Safadão e tem o Safadinho, que sou eu.

Se Lula não for condenado a perder a elegibilidade por causa do samba, a gastrite de Bolsonaro ameaça perfurar.

Em 2020, uma senhora por nome Cida Lobo disse ser terminantemente contrária à ideia do Estado dar apoio às artes. “Estado algum deveria se envolver com cultura”, disse ela.

Cida já foi Secretária de Cultura da Paraíba no governo Cássio Cunha Lima. Uma loba tomando conta das ovelhinhas!

“Não me interessa a arte pela arte, mas a arte que modifica as pessoas, a arte com conteúdo que sirva para dizer que, nesse país, nós temos esperança”. (Zezita Matos)

"A Igreja diz: o corpo é uma culpa. A Ciência diz: o corpo é uma máquina. A publicidade diz: o corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa." - Eduardo Galeano.

Neoliberal que é macho mesmo deveria larga o apartamento e morar na favela. Lá tem tudo que ele adora: estado mínimo e intervenção militar.

"Na hora da onça beber água, faltou onça e o riacho secou". - Entreouvido numa reunião política na cidade de Itabaiana do Norte.

"Hipocrisia de quem crucifica Anderson Silva pelo doping repetido. Quase todo atleta se dopa, de um jeito ou de outro. Além do mais, quem disse que a prática a que se dedica Anderson Silva é um esporte?" - Juca Kfouri

“O sonho de toda onça é ter um casaco de pele de puta.” – Ameba, o ecológico radical debochado.

Pastor Ameba vai fundar a Igreja Enriquecer em Cristo. Ao lado, abrirá uma loja de artigos religiosos e sex shopping gospel.

“Quem é pobre, não tem gato; faz gato. Gato é animal de rico, todo fresco, faz cocô na caixinha, não rosna, não late, não toma conta da casa, toma conta do sofazinho que a dona rica comprou. Agora, fazer gato...isso é muito coisa de pobre!” – Ameba, o escroto.

Pobre que é pobre vai de Mercedes todo dia para o trabalho. É a marca do ônibus, buzão, lata de sardinha, sucursal do inferno.

Quarta-feira tem feira livre em Jaguaribe. Feira de pobre é na famosa hora da xepa, depois das 17 horas. Tudo com 80% de desconto, mas é tudo 80% em decomposição. É a festa dos pobres, pois as salmonelas são de graça!

Um paulista disse que veio passar o carnaval na cidade mais animada do Brasil: João Pessoa. E pra completar, com a noiva menstruada. (Deu no Zé Simão)

Mentalmente, psicologicamente, metaforicamente, socialmente, eternamente vassalo, ou babão. Beija a mão do chefe e o chama de divino.

Vou lançar um livro de poemas com exemplares previamente vendidos. Construir e vender poesia faz parte de minha missão, castigo e penitência.

Chuva: "Que Deus a bote, cada pingo um pote que alague de sul a norte, que gente ruim só merece a morte". (Poeta Maciel Caju)

“A RFFSA era lucrativa, seu material rodante era novo, a via permanente limpa e segura, mas o FHC louco, incompetente e comprometido com os interesses dos gringos, sucateou nossa malha ferroviária para beneficiar seus comparsas quadrilheiros que estão aí, consumindo nosso patrimônio e causando acidentes aos milhares, com milhares de processos que se arrastam pelos tribunais .O “Tio Sam” tem 535 mil km de ferrovia, e nós apenas 29 mil mal administrados e nas mãos de aventureiros sem prática ferroviárias.” – Sidney Hort 

“As criancinhas correm o risco de desnutrição neste mundo sem papa”. – Marcos Diniz

Pastor Elias Cardoso, da Assembleia de Deus de Perus, São Paulo, orou para que Deus mande câncer para os membros da escola de samba que homenageou Lula .

Enquanto isso, na semana passada cientistas anunciaram avanços contra seis tipos de câncer. A maioria dos cientistas não professa religião alguma.  

Bebé de Natércio volta com seu velho bordão: “não existe doce de leite ruim nem crente bom”.

A ex-atriz Tiazinha horrorizada com o carnaval. Ela agora é evangélica. Vivia mostrado a bunda de manhã, à tarde e à noite na TV, erotizando precocemente uma geração.

“Povo chato, cafona e intolerante” – (Lais Gouveia) 

Outra foto memória: Sivuca, Palmari Lucena, filho do Tenente Lucena, e Josué Dias, irmão de Sivuca. O mestre Sivuca e Tenente Lucena estão no meu livro Artistas de Itabaiana.

“Jogar confete era tradição do carnaval, mas a expressão se tornou sinônimo de elogiar exageradamente uma pessoa ou instituição, com intenção de agradar e, com isso, conseguir algum favor ou vantagem. Puxa-saco não precisa de carnaval, joga confete o ano inteiro”. (Mouzar Benedito)

Mas eu me permito jogar confetes e alguns tijolinhos para meus amigos e amigas que comigo fizeram teatro amador na cidade de Mari no século passado: Biu do Gás, Chico Tadeu, Maria Pereira, Ozaneide Vicente, Joseildo, Ricardo Alves, Severino Batista, Jota Alves, Doval e Aninha.

Tijolinhos agradecidos para Simone Tâmara, da Rádio Comunitária Araçá de Mari, programadora do nosso podcast Rádio Barata no Ar naquela emissora.

 

VERSO DO DIA


A vida não tem fim

Entre túmulos e flores

uma caveira acenou pra mim

 

Quem eu sou de fato?

Meu bicho de estimação

diria o meu gato

 

Alvaro Posselt

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário