A companhia teatral Fascinart, de Solânea, apresentará dois espetáculos no período natalino. Um deles, “Os fantasmas do Natal”, uma adaptação da obra de Charles Dickens. O outro é um musical: “Encanto natalino”, com direção de Tiago Salvador. Na foto, o ator Chicco Mello ensaiando o espetáculo.
O teatro amador nas cidades interioranas desempenha um papel essencial na vida cultural e social dessas comunidades. Longe dos grandes centros urbanos, onde a oferta artística costuma ser mais ampla, são os grupos locais que mantêm viva a tradição cênica, muitas vezes movidos apenas pela paixão e pelo desejo de expressão.
Esses coletivos reúnem pessoas de diferentes idades e profissões, criando um espaço de convivência que fortalece laços e estimula a criatividade. Em Solânea, destaca-se o encenador Zé Francisco Zui, que usa o teatro como instrumento de educação e reflexão.
Mesmo enfrentando limitações de recursos, esses grupos demonstram que a arte floresce onde há vontade e colaboração. O teatro amador interiorano, portanto, não apenas revela talentos, mas também reafirma a força cultural das pequenas cidades, preservando tradições e abrindo caminhos para novas formas de expressão.
Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz monta seu estande no II Festival Literário Internacional da Paraíba (FliPB), que acontecerá de 27 a 29/11, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. Vamos expor diversas publicações da Editora Zé da Luz.
“Este é um marco importante para a editora, pois reforça seu compromisso com o uso da leitura como ferramenta de transformação social”. (Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz).
“Amigo Fábio Mozart, acabei de ouvir sua fala. É impressionante seu conhecimento sobre a história solanense. Seus passos diários (até de bicicleta) trazem fertilidade ao nosso solo. Você é a mais bela e engrandecedora aquisição de Solânea, nas últimas décadas. Meu abraço e minha admiração”. (Arnóbio Viana, ex-prefeito de Solânea, ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba)
Mestre Arnóbio Viana, muito grato pelas gentis palavras a meu respeito. Fortalece a autoestima do velho Mozart e motiva a criar mais fortes laços afetivos com a nossa estimada Solânea.
Desde os tempos mais antigos que os gatos estão associados a superstições, cerimônias religiosas e atos de magia.
A Igreja Católica quase acaba com a raça dos gatos, acusados de instrumentos de bruxaria. Resultado: sem gatos para controlar os ratos, a peste negra assolou a Europa.
Meu gato preto Cirilo vive protegido das velhas superstições. Cruzo com esse preto velho todo dia, já tem quase vinte anos.
Cidade inglesa recebe ônibus movido a fezes humanas. Comentário de Ameba: "Na Paraíba não ia faltar combustível, porque os prefeitos só fazem merda".
Aqui em João Pessoa não tem ônibus movido a fezes, mas as empresas são umas bostas.
O homem mais preguiçoso do mundo é oriental. O nome dele é Khan Sei.
“Não peça nada a Deus. Seria um contrassenso Deus fazer algo por você. Digamos que o mundo estava com problemas, pediu a Deus que mandasse algum tipo de ajuda e Deus mandou você. Agora, é entre você e o mundo. Te vira, véi!” - (Braulio Tavares)
"Não peça nada ao destino. Nem ao acaso. O acaso é quem governa este Universo e é da natureza dele não escutar pedidos, mas aceitar interferências. Interfira, aja, interrompa, redirecione, transforme. O acaso agradece." (Braulio Tavares)
“Não peça nada às autoridades. Elas são programadas apenas para obedecer ordens. Ou você tem cacife pra já chegar falando grosso, ou então é melhor deixar pra lá. E também não peça nada ao Governo, que é um brontossauro de cinquenta patas e trinta pescoços”. – (Braulio Tavares)
Almoço tá pronto daqui a pouco. Acabei de plantar o feijão e esperando o peixe descer o rio para ser pescado. - Humor Sustentável
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. - Leonardo da Vinci
“Quero dizer aos canalhas que eu nunca serei preso" – Jair Bolsonaro
Foi a primeira prisão. Depois vão julgar e prender quem prescreveu tratamento precoce na pandemia, quem organizou e executou o contágio do país e quem negou vacina.
“Não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles.” Dilma Rousseff, 2016.
Hugo Motta aciona advocacia da Câmara por causa de outdoor na Paraíba. Imagina o que ele não vai armar quando souber o que se diz dele na Rádio Barata!
O Talmude é o livro
que guarda a lei, ética e costumes judaicos. Não justifica a limpeza
étnica que expulsou mais de 750 mil pessoas, destruiu mais de 400 vilarejos e
matou mais de 15 mil palestinos.
“Os homens são maus e os religiosos são os piores”. – (C.
S. Lewis)
Ramagem mora em condomínio de luxo nos Estados
Unidos com simulador de golf, lagoa privativa e custa R$ 30 mil por mês. Para
um delegado da PF enriquecer assim, tem que ser muito empreendedor.
“Tentaram me derrubar, mas eu já tava derrubido”.
(Sonsinho)
Bolsonaro não terá direito à saidinha de Natal
porque a galera dele, extremistas de direita, aprovou no Congresso o fim dessa
regalia dos presos.
“Militares velhos misturam Lexotan com Viagra, ficam
doidões, tentam golpe e acabam presos”. (Antiga manchete da “Barata Press”)
"Um leitor vive mil vidas antes de morrer.
O homem que nunca lê vive apenas uma". George R. R. Martin
“O mundo, para as mulheres, é
um teatro. Vejam como elas jamais saem sem batom, ruge, rímel, joias, perfumes,
meias, sutiãs, - o disfarce completo. Toda mulher é uma atriz. Depois, matriz.
Na pior das hipóteses, meretriz.” (W. J. Solha)
No Brasil, quem tem carro
afirma que bicicleta é “coisa de comunista, petista, esquerdista”. Já os
ciclistas dizem que automóvel é “coisa de coxinha, burguês conservador”. Ambos
correm risco de morte. Os de bike são ampla maioria nos hospitais de trauma.
Tijolinhos fraternos para o Tenente
Edson de França.
VERSO DO DIA
Venha em sinal de paz
com passo tão leve e doce
apresentar os seus desejos
e sua alma secreta.
Venha com flor entre os dentes
menos auto-consciente
com explosão consentida
da memória afetiva.
Venha com os velhos tempos
de bons momentos privados
expressar sua emoção
sem desencanto ou tristeza.
Pela brilhante pintura
de um passado gozoso
sem pendências e sem ranços
construir um amanhã
com a saudade do ontem
sem choro ou redemoinho
relendo o santo rosário
sem mistérios dolorosos.
F. Mozart

Nenhum comentário:
Postar um comentário