quinta-feira, 17 de novembro de 2022

ABC do sarcasmo

 


Estou escrevendo o “ABC do sarcasmo”, impressionante resumo poético debochado deste que é o maior folhetista trocista do mundo cordelista ridículo e gracejador. Já cheguei na letra Z, mas para isto tive que começar com a letra A de AMIGO:

Sejamos objetivos

E deixemos de floreio;

Não tem amigo fiel,

Todos são falsos, eu creio

O raro que é sincero 

É o amigo do alheio.

 

Esta coleção de sextilhas pretende seguir uma temática moderna dos sucedidos na nossa história recente, empanzinada do mais acabado e rematado absurdo. Assim, na letra E de ENUNCIADO, vai comentário sobre as últimas manchetes da imprensa nacional:

O supra Deus do Mercado

Na sua declaração

Diz que o teto de gastos

É indispensável à nação

Um fator fundamental

Já o brasileiro, não!

 

Na mesma pisada, na letra F de FOME eu acunho:

Frase de especulador

E urubu de renome:

“Se Lula ajudar ao pobre

Enchendo seu abdome

Acaba nossa mamata

E vamos morrer de fome”

 

Ainda na letra F, o autor dá uma mostra do que ele pensa sobre si mesmo:

O velho Fábio Mozart

É um modesto cidadão

Tanto que quando morrer

E recolhido ao caixão

Nem assim ele será

O centro da atenção

 

E segue o folheto nessa linha nem sempre imaginária, onde aqui e ali o folhetista larga sua proverbial humildade para se auto exaltar, como se lê na letra I de INTIMIDADE:

Do quadrado dos catetos

Sendo esta exata musa

Sou enfim a somatória

Que tolhe gente obtusa

Pra quem tem intimidade

Me chame de Hipotenusa

 

Meus fiéis amigos prometem comprar este folheto, o que já me garante zero exemplar vendido. Dependerei dos camaradas infiéis para obter sucesso na colocação do livro no livre mercado, se o tal mercado estiver calmo, sem o estresse do efeito Lula boquirroto. A crítica cordelesca já resume esta obra como um folheto transvanguarda do poema popular da pós-modernidade, seja lá o que isso signifique. Sim, ainda tenho aspiração de me locupletar no novo governo, assumindo o Ministério da Poesia Debochativa e sua utilidade para o controle do comportamento sexual das pessoas. Torçam por mim. Sem camisa amarela, faz favor!

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário