terça-feira, 18 de novembro de 2014

Maestro Josino no Ponto de Cultura

Eu com Orlando Otávio e o maestro Josino Mendes

Você sabe que numa guerra, há várias frentes de batalha. É preciso ter uma tática para cada uma delas. Na guerra contra a estupidez humana, você tem a música, a leitura e o bom cinema. Há forte declínio de leitura de bons livros por parte da juventude, em razão também do uso elevado do leque de mídias eletrônicas pela moçada. Hoje, garoto de 9 anos não larga seu tablet, o que se deduz que em meio século o livro desaparecerá como modalidade de lazer. Lutando contra a desleitura, venho tentando promover encontros de estudantes com os livros em nossa biblioteca comunitária, a muito custo mantida pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.
Na música, é manter nossa escola de violão, agora com o reforço do maestro regente Josino Mendes. A proposta é ensinar canto coral a meninos e meninas, além de teclado e flauta doce, outro atributo artístico do compadre Josino. Uma escola infantil, El Shaday, vai levar grupo de crianças para aprender a cantar músicas de Natal no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com o maestro Josino.
No mais, é reinventar cada dia uma nova forma de sobreviver, sempre no clima de otimismo daquele cara que desabou do 20º andar e, ao passar pelo 15º pavimento, observa: “Até agora, está tudo correndo bem”. E aqui vai uma aposta: em 2015, nosso núcleo de cultura em Itabaiana vai continuar, porque o projeto ficaria até envergonhado se abandonasse o campo de luta, depois de receber como reforço um rapaz tão sonhador e humanista feito esse Josino Mendes, que reflete a consciência de nossa gente, porque não se engane: o povo brasileiro é generoso, virtuoso e decente. Nossas elites dirigentes é que não valem o que o gato enterra de manhãzinha.  
Seja como for, com artes e manhas vamos tocando nosso barquinho no Cantiga de Ninar. Sobreviver é uma arte, como tudo o mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário