terça-feira, 25 de novembro de 2014

Antonio Carlos abre o Caminho das Letras no agreste da Paraíba

Jornalista Nonano Nunes, dono da revista "Afinal"

Não sei se ainda circula na Paraíba uma revista chamada “Afinal”, editada pelo jornalista Nonato Nunes. Encontrei na Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, um exemplar da revista com 26 páginas em cor total. Detalhe: esqueceram de informar data e nº da edição. Das 26 páginas, sete são dedicadas a Itabaiana, com matérias sobre a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, reportagem sobre o goleiro Lula, “o homem dos mil gols de Pelé” e um editorial assinado pelo dono da revista dando conta de um projeto do prefeito Antonio Carlos Júnior que encantou o jornalista.
O projeto prevê a formação de uma espécie de “circuito cultural” envolvendo cidades como Pilar, onde nasceu José Lins do Rego, Sapé de Augusto dos Anjos e Itabaiana de Sivuca e Zé da Luz. O prefeito explicou a Nonato que a coisa vai funcionar nos moldes do circuito do frio, que rola no brejo paraibano, com visitas aos locais de nascimento de escritores, poetas, músicos, e culminando com eventos culturais destinados a lembrar as atividades às quais cada um deles estava ligado. “A ideia é muito original no que diz respeito ao resgate da história e da obra de cada um desses homens e mulheres que escreveram livros, compuseram músicas e deram sua contribuição para a grandeza cultural do ambiente no qual foram forjados”, raciocina Nonato Nunes.
Na contracapa, propaganda institucional da Prefeitura da cidade, com fotos do famoso coreto, da igreja matriz e uma velha imagem da feira de panelas, dos anos 80. Além do slogan oficial, a frase: “É tempo de reconstruir”.
Em outra página, a revista informa que “educação é a palavra chave do plano de reconstrução e desenvolvimento posto em ação pelo prefeito Antonio Carlos, para quem o professor, que ele chama educador, e o aluno são peças importantes do processo educacional. ‘Em nosso município é proibido criança fora da escola e o vale do Paraíba vai se transformar no Caminho das Letras”, finalizou o prefeito. 
O feito midiático culminou com lançamento do livro do dono da revista em Itabaiana, no dia 27 de setembro. A obra sobre João Pedro Teixeira contou com “o total e irrestrito apoio do prefeito Antonio Carlos e marca o início dessa nova fase cultural vivenciada por Itabaiana,” ainda conforme o articulista.
Como esse blog é interativo, vou abrir aqui o espaço para que as pessoas razoavelmente bem informadas comentem sobre esse importante projeto cultural de Antonio Carlos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário