quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Visita à cidade mais antiga do vale do Paraíba

A partir da esquerda: líder comunitário e músico Evanio Teixeira, F. Mozart, Marcos Veloso e o jornalista Dalmo Oliveira no ponto mais alto de Pilar

Pilar, antiga aldeia dos índios cariris e Coremas, cidade onde nasceu Chorró, Manoel Xudu, Odete da ciranda e outros artistas menos conhecidos como José Lins do Rego. Eu e a equipe da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares fomos visitar o artista plástico Del Pilar e fazer matéria com o pessoal do Boi de Nair para um programa de televisão que estamos produzindo.

Conversando com os artistas locais, é a mesma cantilena: “não tem apoio oficial para nada”. Muita promessa, muita politicagem e pouquíssimas ações para valorizar e dar apoio aos movimentos culturais da cidade. Encontramos na rua um vereador, o de bigode. Procuramos falar com sua excelência, ele se desculpou e não quis dar depoimento sobre sua cidade. Quem falou foi Lúcia do Boi de Nair e seus brincantes, além de Del Pilar e seus jovens artistas plásticos que aprendem no seu atelier na Associação D. Pedro II.



Um comentário:

  1. Infelizmente Pilar vive esse descaso com a sua cultura, tão rica e tão desprezada pelos gestores públicos. É lamentável.
    Lancei três livros durante o 1º mandato da atual prefeita, ela inclusive participou de um deles, mas nunca comprou siquer um livro deste humilde poeta que vos fala. Sinto na pele a indiferença da gestão municipal que ignora completamente os artistas da terra de José Lins do Rego.

    ResponderExcluir