quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estudante da zona rural descobre escritor Romualdo Palhano


Janiele Rayssa mora na fazenda São Sebastião, a sete quilômetros da cidade de Itabaiana do Norte. Estuda na Escola João Fagundes de Oliveira, no 9º ano do primeiro grau. Todos os dias vem para a escola de moto, trazida pelos pais.

Janiele esteve na Feira de Livros do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, no dia 14 de fevereiro. Encantou-se com a variedade de livros, imagens que virtualmente falam, capas vistosas. Um acontecimento para ela que entrou numa livraria apenas uma vez, onde sua mãe comprou um livro chamado “A cabana” do qual nem lembra o autor. Uma conjunção de acasos a levou ao stand dos autores de Itabaiana da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa. Seu professor levou a turma para conhecer a biblioteca como aula extra classe.

Pegou dois livros do Dr. Romualdo Palhano para ler: “Eu e a rainha do vale – De menino a rapazinho” e “O teatro – fronteira entre o palco e a tela”, sobre teatro na Paraíba. Perguntou quem era Romualdo. Eu disse: “menino pobre criado nos arrabaldes de Itabaiana, tornou-se um grande cientista social, professor universitário com doutorado no estrangeiro”. No livro sobre sua vivência na Itabaiana do Norte, derrama-se em lembranças entremeadas de risos e alguns dissabores. É a nova geração dialogando com os valores de sua terra através da literatura.

Registro essas coisas para provar a mim mesmo que vale a pena insistir em procurar difundir o gosto da leitura entre os jovens, empurrá-los pra frente, sabendo que sempre vou receber mais do que dei e darei através desses projetos culturais. O prazer de ver essa mocinha sair com dois livros e com vontade de conhecer mais o mundo através da leitura, principalmente seu universo provinciano nesses tempos confusos e alienados, não tem preço.    



Um comentário:

  1. Grande abraço para Janiele Rayssa, que essas leituras a ajudem a crescer na sua caminhada.
    Romualdo Palhano.

    ResponderExcluir