sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como criar caranguejo de estimação


Você sabe como criar um caranguejo de estimação? Vejo aqui no Google que o melhor caranguejo para se ter como animal de estimação é o Caranguejo Uçá, que vive tranquilamente em um pequeno cercado com uma boa bacia de água e alimentos variados, frutas, verduras, carne, restos de peixes e outros lixos orgânicos.

É que tem alguém aqui em casa que não pode ver um bichinho na rua, abandonado, que traz pra criar. Temos gatos e cachorros, mas ontem essa pessoa tão afetuosa com os bichinhos encontrou um caranguejo perdido na rua, certamente escapado de alguma “corda” no mercado.

O bicho não é complexo, não tem carência de muito espaço, também não se propõe a deitar com o dono nem ser acariciado. É um crustáceo comum fora do seu habitat, com muita sorte por não ter acabado na panela quente. Para a dona do bicho, esse indivíduo lento que anda de lado merece uma chance. Prestes a ser esmagado pelos pneus dos automóveis, o animal revelou-se ao olhar insuspeitado da criatura um ser merecedor de continuar vivendo sua vidinha metódica. Foi salvo porque mostrou à criatura um sentimento íntimo que a nenhum outro olhar se revelaria. Ele nasceu para ser livrado do perigo pela criatura, aquela que tem certeza: tirando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, somos todos iguais. Siri ou pato, homem ou macaco, cachorro e jacaré, na hora da humanidade não escondem suas afinidades. É na generosidade de uma pessoa que salva um caranguejo na rua que se realiza plenamente a natureza humana, porque fomos criados para sermos bons.

Regido pela lei da natureza, um dos gatos da criatura examinou o caranguejo, suspeitando de sua natureza comestível. Foi imediatamente isolado para evitar um caranguejocídio. Não lhe é dado ver que o crustáceo é mais um peregrino adotado pela criatura caritativa. Momento único e superior em que um ser humano se apieda de um animal irracional e por ele demonstra afeição, porque o bicho inspira ternura.

Há um ato de clara virtude ao se proteger e adotar cães e gatos, principalmente se for um bicho abandonado. O filósofo Mauro Arruda doutrinou: “"Sem raça, sem graça, sem pedigree, sem destino, sem futuro, sem rumo, sem valor. Só quem adota um vira-latas sabe sua real importância...” E quem adota um caranguejo?


Um comentário:

  1. Muito bom! Amei o texto , rs, Hoje adotei pela segunda vez um caranguejo.. é uma fêmea.. filhote, a chamei de borboleta! para confundir mesmo, alias, nada melhor do que a curiosidade junto com a surpresa rs. Abraço!

    ResponderExcluir