terça-feira, 15 de abril de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Eu e o poeta cordelista Quelyno Souza começamos a escrever um livro em combinação. Será uma coletânea de décimas sobre temas do dia a dia. Todo dia a gente escreve uma décima. Este é o conceito e a estrutura do futuro livro. Acabei de fazer parceria intelectual do tipo com meu amigo Wolhfagon Costa que rendeu o livro “Microcontos reiterados”. Gostei de me envolver com a ideia do outro e viver esse processo colaborativo. Pelos meus cálculos, em junho a gente lança o livrinho, antes de comer a canjica do São João.

Quelyno Souza manda dizer: “Com relação à reunião do IPHAN com os cordelistas, o que foi acertado não sairá do papel. Já vi esse filme antes. O IPHAN quer surfar na onda dos cordelistas, mas nada faz pela categoria de poetas populares”.

Meu inimigo Maciel Caju, o invejoso, mandou dizer: “Vai escrever outro livro? Tá de sacanagem! A verdade é que você não tem capacidade pra redigir nem almanaque do Biotônico Fontoura. Mas, talvez venda alguns dos seus livros idiotas. A galera hoje em dia adora palhaços da rede social”.

Meu livro com Quelyno Souza talvez receba o título de “Cem décimas arrebatadas jogando com dez em campo pesado”. Eu e Quelyno somos doidos por futebol. Daí a metáfora.

Quanto a Maciel Caju, mandei tomar na rima...   

Porque a gente tem que procurar sempre virar o jogo. Até o apito final, entendeu?

Maldade da internet: “o médico que operou Bolsonaro chama-se Birolini. Daí a manchete: Birolini opera Biroliro”.

Nordestino que fala aipim ao invés de mandioca, todo ele é falso à bandeira.

Mas, não tou mudando de assunto. A pauta é: sem anistia.

Uma bolsa Birkin custa mil dólares pra produzir na China e é vendida a 38 mil dólares nos EUA. O PIB per capita do Haiti é de 3 mil dólares. Mundo desigual!

Como diferenciar uma bolsa falsa de uma verdadeira, se elas vêm do mesmo lugar? É só olhar quem tá usando.

Senhor Deus dos preguiçosos, me dai forças para encarar o feriado desta semana!

"O Brasil é o único país onde os ratos conseguem botar a culpa no queijo" (Frase anônima)

“Brasileiro tem mais medo de declaração de imposto de renda do que de exame de próstata”. (Outra frase anônima)

Padre engraçadinho e preguiçoso pregou na porta da igreja, na Sexta-feira da Paixão: "Fechado por motivo de morte do filho do patrão".

"Aquele que sabe mais, crê menos" - Provérbio italiano.

Pouco me importa se o caboclo é ateu, agnóstico, crente de qualquer denominação ou alienígena. Só tem uma coisa, uma coisinha só, que eu acho o fim da dinastia e me tira do sério: fanatismo.

Teoria do Ameba: Muito pior do que uma besta quadrada, é uma besta esférica. Porque, se você analisar bem, uma besta quadrada é menos besta ali nos cantinhos do quadrado, enquanto que a besta esférica não, a besta esférica é igualmente besta de qualquer ângulo que você a observe.

Grazadeus sou ateu e não vou comemorar o feriadão.

Você até pode tentar correr. Mas uma bela hora os anos 70 te alcançam. Em 25 de outubro deste ano, os anos 70 marcaram de me pegar.

"Vou fazer 70 anos e, por favor, prestem atenção, quero cumplicidade, porque estou no limiar de alguma coisa grave." - Afonso Romano (In memoriam)

Não existem certezas nessa vida. Certo mesmo, de verdade, só duas coisas: que eu, você e todo mundo um dia vamos morrer e que, até isso acontecer, eu, você e todo mundo vamos pagar uma fortuna em impostos.

Só temos um Congresso com alto percentual de corruptos porque somos um povo com alto percentual de trambiqueiros.

Candidatos sempre apelam para emoções baratas de eleitores idem.

O dia 15 de abril é dedicado aos desenhistas, no mundo inteiro. Na Paraíba, destaco a desenhista Jandira Lucena e os desenhistas Thiago Alves, Fred Svendsen, Mike Deodato Jr., Paulo Moreira, Shiko e Vito Quintans, para quem dedico os tijolinhos de hoje.

 

VERSO DO DIA

 

Que a nossa luta nos traga

Consciência, companhia,

Mesa bem compartilhada,

Sonhos comuns, utopia,

Força, fé, muita cantiga

E um coração que abriga

A bela flor do bom dia.

 

Piedade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário