sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - Esta foto é de Luiz Saia, fotógrafo oficial da Expedição de Mário de Andrade para registro das manifestações folclóricas do Nordeste em 1938. Mostra um grupo de caboclinhos dançando no carnaval de Itabaiana, em tempos muito recuados. Os “cabocolinhos” fazem suas evoluções na Praça Epitácio Pessoa.

Quando é pra lascar o país, deputados trabalham até de madrugada.

Escrito em cartaz que botaram na porta do Congresso Nacional: “Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque é onde trabalham nossos representantes políticos e pode causar deficiência moral. São quengas disfarçadas de homens públicos. Oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição.”

Parodiando Millôr: Hugo Motta conseguiu desmoralizar até a desonra.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, cancelaram a festa de confraternização. Sem clima.

Em Bayeux, a prefeita Taciana Leitão se jogou nas águas do Rio Paraíba para anunciar o pagamento do décimo terceiro salário aos servidores.

Se ela pagar o abono natalino, capaz de se afogar nas águas do oceano.

A candidatura de Flávio Rachadinha tem um preço. Nossa democracia será utilizada como moeda de troca.

Sonhei que na cesta de Natal do Sindicato dos Ferroviários vinha um peru, um chester, um lombo e picanha suína.  

“Até as crianças no berço devem ser esmagadas, como um sapo venenoso… Estamos vivendo numa época de ferro, durante a qual é necessário varrer com vassoura de ferro”. – (Heinrich Himmler, Chefe da SS Nazista e braço direito de Hitler)

“E assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada, matando homens, crianças, mulheres e velhos como ordenou o Senhor”. – Bíblia dos cristãos.

Males que afligem meu inimigo Maciel Caju: protusão discal, alergias, TOC, dores na nuca, disfunção erétil e o futebol medíocre do Brasil atualmente.

Mensagem de Ameba no Facebook “Não quero saber desses porras desses doutores. Prefiro continuar sob os cuidados de Madame Preciosa, famosa catimbozeira de Itabaiana do Norte, que é quem mantém minha saúde em ponto de bala com suas rezas, velas, despachos e mungangas, além de fazer umas caridades nas partes sexuais que ninguém é de ferro, somos todos carnais”.

Quem se lembra da Bala Xibiu? Quem já chupou Xibiu, essa bala tão saborosa? Foi tirada do mercado a pedido da Igreja e outras instituições conservadoras. Ainda hoje tem nego com o gosto da bala Xibiu na boca. Até sacerdotes...

Frase que eu queria ter escrito: “Entrei no meu quarto, a solidão estava na cama lendo Dostoiévski.” É de um cara que esqueci o nome, num desses blogs pretenciosos.

Nesse instante, em algum lugar no mundo, um homem está tramando contra o sistema econômico, social e político estabelecido. E outro homem está cagando na cabeça da nação em um congresso desmoralizado.

"E se aquela Simone aparecer cantando ‘Então é Natal’, pode atirar que o crime é afiançável." – (Ameba, o terrorista natalino)

"Neste Natal, não me venha com cartão nem com frase de efeito moral broxante. Não me deseje feliz natal; apenas me deseje, se for mulher, e me respeite, se for homem." – (Ameba, um verme anti-natalino)

"É fácil amar a humanidade; difícil é amar o próximo”, escreveu o genial Nelson Rodrigues.

“Cada vez mais me convenço de que a humanidade se divide em duas categorias: as pessoas que fingem que se levam a sério e as que fingem que não se levam a sério.” - Ruy Castro. - Eu sou do segundo time.

“O homem grande” vai continuar oprimindo “o homem pequeno”. O instinto de procriar vai seguir sua ânsia legítima. Os psicopatas vão estar nos seus postos. Enfim, a vida vai seguir seu curso, enquanto a morte vai metendo a mão em nossas glândulas, pouco a pouco, enquanto planejamos nosso destino incerto.

“Ler é mais importante do que estudar. A leitura abre a cabeça, estimula a curiosidade. O que fica na sua cabeça é o que você ler” – Ziraldo.

É preciso reinventar os caminhos. Em 2026 farei tudo do mesmo jeito, só que com nova técnica.

Natal sem presentes! Papai Noel falido! Aplicou tudo na Banco Master.

MELHOR FRASE DE NATAL: "Neste Natal, disponibilize perereca na ceia. O peru agradece."

"Pedro Osmar Gomes Coutinho disse que gostaria mesmo era de fazer uma música como as que Reginaldo Rossi fazia." - Humberto de Almeida.

Hoje é sexta-feira, dia da Rádio Barata no Ar, um programa da Rádio DiarioPB, o melhor podcast de humor do rádio paraibano.

Uma boa edição de programa de rádio depende de planejamento, criatividade na narrativa e uso inteligente de recursos sonoros. É o equilíbrio entre técnica e criatividade que transforma uma gravação simples em uma experiência envolvente para o ouvinte.

“É essa sensação que temos ao ouvir esse podcast tão bem produzido por Fábio Mozart e Sérgio Ricardo Santos” – (Edson Barlavento)

Rádio Barata no Ar já tem sua identidade própria, depois de cinco anos no ar.

“Seu Zé Barata tá muito alegre. Ele não tá puro não!” – (Odete Odara)

Xandão desmoraliza Motta e declara perda de mandato de Carla Zambelli. Eu sendo Motta, entregava a chave do prostíbulo e voltava pra Paraíba.

Religião ou irreligião não definem caráter. Não tenho preconceito contra qualquer religião. Só combato canalhas, que podem ser até ateus.

Meus sinceros tijolinhos para Edmilson Lucena em Brasília. 


VERSO DO DIA

 

“Neste Natal, não passe em branco,

coloque sua cor preferida,

abra na cara seu falso sorriso franco.”

 

Professor Luiz Antonio, de Itabaiana

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 

QUEM LÊ MEU LIVRO - Deputado federal Luiz Couto com meu livro "Artistas de Itabaiana", 115 mini-biografias dos mais destacados talentos nascidos na terra de Zé da Luz. Relançaremos a obra em 31 de janeiro de 2026, na Câmara de Itabaiana.

“A classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante." (Marilena Chauí)

"Se seu marido não lhe der nada no Natal, compre um presente para você e mande para sua casa como anônimo com uma carta: 'de seu admirador secreto'. Ele vai coçar o chifre até ano que vem". - (Madame Preciosa)

"Tá chegando fim de ano e eu dou um conselho às mulheres. Sabe aquela calcinha que você usou no fim do ano passado pra dar sorte? Queime aquela porra. Deu certo não". - (Bento Filho)

"Sérgio Moro deixou de ser juiz ganhando 30 mil por mês, foi ser lobista de empresário ladrão e tá ganhando um milhão por mês. Acho que o que tá faltando no meu currículo é um roubo qualificado com formação de quadrilha chique".  - (Cacau Xavier em 2020)

"Meu 13º eu vou investir tudo em gado: vou comprar um quilo de carne moída, se der!" - (Odete Odara)

"Pastor garante que Rádio Barata é coisa do demônio. Meu tio bolsonarista disse que a barata é coisa de comunista. Tenho um amigo machista que diz que a barata é coisa de fresco”. - (Maria do Rosário dos Mistérios Gozosos)

“Eu pessoalmente acho que essa barata é negócio de pervertido mesmo. Não é possível que uma pessoa de responsabilidade se passe pra fazer uma merda dessa que ninguém escuta". (Bento Filho)

Um salve pra galera que se junta toda semana pra fazer a Rádio Barata no Ar, primeiro lugar em audiência nas classes A e B (analfabeto e burro), transmitindo diretamente da Baixa da Égua.

"Darei o máximo de si pra facilitar isso daí” – (Bolsonaro, em pleno surto)

“Meu coração bate por mim, não por você. Desculpe. Prioridades...” – (Bucycleide)

Há 11 anos: "Mais de 70% das emissoras de rádios da Paraíba estão no poder dos políticos e apenas 30% não sofrem esta influência”. (Dep. Luiz Couto)

Barata entrega troféu “Piores do Ano”. Amanhã às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

Retrospectiva 2025 da minha vida: Fiquei mais pobre. Engordei. Lascou o joelho. Abandonei a mesa de bar. Fiz umas cagadas, mas é culpa do meu signo.

Sabedoria bíblica, que justifica voto nulo: “Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti”.- Deuteronômio, capítulo 23, versículo 22

"Mulher sofre tentativa de suicídio em Timbaúba" - Manchete de um blog pernambucano.

Madame Preciosa, bota carta e lê mão. Batiza filho de mãe solteira e tira demônio. Traga fé e dinheiro.

Millôr, genial e definitivo: "Não é o crime que não compensa. É que, quando compensa, muda de nome!”

A Paraíba vai reeleger Hugo Motta e servir de chacota no Brasil por um bom tempo. Só aumenta o preconceito. Xenofobia vai ser mato.

A direita populista comanda a política nas pequenas cidades da Paraíba.

“Se o deputado for golpista, Hugo Motta deixa sentar até na cara dele”. – (Daniel Duncan)

“Eu sou a favor de anistia apenas para a dona Fátima Tubarão, com a condição de que ela cague na gaveta do Hugo Motta”. – (idem)

Hugo Motta está sendo acusado de permitir agressões a parlamentares e jornalistas. Associação Paraibana de Imprensa, por que não se manifesta?

No Natal, 48,6% das pessoas querem dinheiro como presente. Aceito pix.

Não se meta a racionalizar e sistematizar o conteúdo da lata do poeta.

“O mundo vai acabar daqui uns dias e ainda fica esse povo me cobrando conta antiga!” (Ameba, o inadimplente)

Ameba já fez a programação de fim de ano: Natal em Natal, reveillon na Bahia e 2026 no SPC e Serasa.

“Todo mundo é avariado da ideia”. – João Ubaldo Ribeiro, escritor alcoólatra famoso.

37 milhões de brasileiros têm mais de 65 anos de idade. São pessoas ativas e produtivas. Defeito: mentem muito sobre performance na cama.

Europa: 1/4 da população à beira da pobreza. EUA: 12,5% vivendo do bolsa-alimentação. Não estamos sós no mapa da miséria.

Deputado Glauber Rocha denunciou os esquemas de corrupção envolvendo as emendas parlamentares e o orçamento secreto. Por isso está tendo seu mandato cassado.

Donald Trump acha que é cachorro grande, só que tem outros cachorros grandes de olho na sua ração.” (Zuma Nunes)

Hoje é dia do engenheiro. Aproveito para transportar tijolinhos para a obra do engenheiro Wolhfagon Costa.

 

VERSO DO DIA

 

agora não se fala mais

toda palavra guarda uma cilada

e qualquer gesto pode ser o fim

do seu início

agora não se fala nada

e tudo é transparente em cada forma

qualquer palavra é um gesto

e em minha orla

os pássaros de sempre cantam assim,

do precipício:

 

a guerra acabou

quem perdeu agradeça

a quem ganhou.

não se fala.

não é permitido

mudar de ideia.

é proibido.

 

Torquato Neto

 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

QUEM LÊ MEU LIVRO – A jornalista e radialista Gil Costa com meu livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”. Ela é destacada comunicadora no vale do Rio Paraíba, conhecedora de sua profissão, com sólida formação no rádio.

No dia 28 de dezembro, na Fazenda Senzala, em Ingá, o amigo Vavá da Luz vai oferecer galinha de capoeira para os amigos, em homenagem ao seu ânus novo.

Será a Festa da Cueca, versão agreste, sem safadeza judiciária.

Não sei ainda se é verdade, mas há boatos de que Sérgio Sardinha participará da festança.

No dia 09 de dezembro foi comemorado no Brasil o Dia do Alcoólico Recuperado. Sérgio Ricardo Lambari foi rapidamente tomar uma cerva pra comemorar.

“Um Raul em formato de Seixas foi abordado portando quatro quilos de metamorfose ambulante.” - Jessier Quirino

"Alguém me explique o que tá acontecendo com a Globo, que volta e meia fala a verdade no telejornal!" – Clotilde Tavares

Tem gente que odeia o Natal. É fome na terra e foguetes no céu, conforme os incrédulos e livres-pensadores. Também reclamam da quantidade enorme de hipocrisia destilada pela humanidade nessa época.

A sociedade de consumo coloca no mesmo saco o nascimento de um Salvador do mundo com pão, queijo, peru, castanha, bebidas, família reunida, criança correndo pra lá e pra cá, presentes idiotas. No Natal eu perco a sensibilidade.

O Brasil tem 5.570 cidades. Somente 1.145 têm teatro. Uma das cidades com teatro é Solânea.

Apenas 555 cidades têm cinema de rua. Rubens Nóbrega com um grupo de amantes do cinema tentaram reabrir o Cine Excelsior, em Bananeiras. Fizeram abaixo-assinado encaminhado ao prefeito e autoridades da cultura no município.

O mandatário deu calado por resposta. "De onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo".

No Natal, os gerentes de lojas forçam empregados a botar gorro de Papai Noel. Na Páscoa, tem loja que bota rabo de coelho nos servidores. Humilhação e mais valia.

Doutor amigo meu acha que quem é contra anistia para Bolsonaro é comunista.

Flávio Desmaio Bolsonaro apenas botou o bode na sala com sua candidatura.

Ele acha que sua claque otária vai engolir o truque. Flavinho Chocolate conta com aquele deputado paraibano da cara de cachorro sem coleira e outros iguais.

Tirar o pai da forca era ditado de antigamente. Agora é “tirar o pai da cadeia”.

Afastaram dona Michelle, a famosa irmã Mimi, do Partido Liberal para ela não atrapalhar a “candidatura” de Flavinho Desmaio.

Filme biográfico do ex-presidente Jair Bolsonaro não terá cenas da tentativa de estuprar a tornozeleira eletrônica.

Austrália inicia controle inédito e exige idade mínima de 16 anos para usar redes sociais, sob risco de multas milionárias.

Plataformas terão de excluir perfis de menores ou pagar multas de até R$ 175 milhões.

Roteiro de filme pornô: juiz Moro descobriu que ia rolar uma suruba de desembargadores do TRF-4 (os mesmos que condenaram o Lula) e plantou um infiltrado pra gravar imagens e depois chantageou os desembargadores a confirmarem suas decisões.

Nome do filme: “Festa da Cueca de Toga”. Consta que Moro ficou puto porque não foi convidado para a festança.

Escândalo do Banco Master. Karolina Trainotti ganhou apartamento de R$ 4,3 milhões de Vorcaro, dono do banco. A moça era teúda e manteúda do banqueiro e tinha como fã o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara.

Ela foi denunciada por elo com tráfico de cocaína para a Europa. Hugo Motta imediatamente deixou de seguir a “influencer”. Ficou o rastro, entretanto.

Tudo gente rica. “Na direita não tem pobre”, garante uma madame das redes sociais.

A moça se dizia Sugar baby de Vorcaro. Bebê de açúcar, em tradução livre - é um termo criado nos EUA para definir jovens que se relacionam com pessoas mais velhas em troca de dinheiro e uma vida de luxo. A "baby" ficaria à disposição do "sugar daddy", inclusive em relação a favores sexuais. No caso, envolvendo até transações financeiras com bandidos de colarinho branco.

Meu compadre WF ligou pra me chamar pra briga dos ”patriotas”.

--- “Fábio, tu tá vendo a sacanagem que estão fazendo com Bolsonaro? Bando de pilantras!  Bolsonaro é uma pessoa limpa. Manda bala nos teus blogs, mete o pau nessa canalha, mostra a verdade dos fatos!”

Eu respondi: compadre, tou fora desse circo. Sou aposentado. Aposentado não vale nada, não conta nada, não tem peso algum, e do bonde fuleiro da política já desembarquei faz tempo. Por mim, tanto faz Bolsonaro se estrepar como a mundiça dele se lascar. Defende tuas paradas tronchas e me deixa fora. Ele desligou.

“O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes”. Uma religião que trata seus adeptos como quadrúpedes herbívoros.

Mauritonio Meira no seu livro Novas histórias do Povo (alegre) Brasileiro: “Na Paraíba, a família Veloso Borges só fala com os Ribeiro Coutinho que, por sua vez, só se reporta a Deus”.

“O Nordeste são alguns estados ainda instalados em nossas terras”. (Odilon Ribeiro Coutinho)  

Tijolinhos para o amigo Jacinto Moreno, o palhaço Cocada, porque hoje é Dia do Palhaço.

 

VERSO DO DIA

 

O meu nome é Bento Júnior

Poeta bem afamado

Hoje estou oferecendo

Este “Retrato molhado”

Livro de Fábio Mozart

Que você pode encontrar

Na bodega ou no mercado.

 

Na livraria também

Lá no Sebo Cultural

Do nosso Heriberto Coelho

Livreiro sensacional

Vendendo arte e cultura

Escorrendo letra pura

Pela veia femoral.



 

  

 

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - "Hoje a banda não sai", de Marcos Tavares, direção de Fábio Mozart no Coletivo Dramático de Mari (Codrama). Em cena, Erinaldo como delegado e Jota Alves no papel do prefeito. (1993)

Não perca sua postura. Mantenha a compostura. Decência anda fora de moda, mas nem ligue.

Em dezembro de 2015, o deputado Hugo Motta já pagava o preço da fama e a moeda de troca era a mãe dele e a avó, flagradas na operação Desumanidade, aquela que apurava desvio de verbas da saúde.

“Faça um velho feliz no natal. Dê um tiro em Papai Noel e me mande suas orelhas”. – (Ameba, o sanguinário)

"Reservar sempre um tempo para o imprevisto, pois nada mais previsível de acontecer do que o imprevisto”. (Li não sei onde e repasso aos Tijolinhos)

Jovem para o Fiat Uno na porta de minha casa e bota o funk na altura máxima do potente som. O outro, o vizinho de vinte anos, vive imerso no mundo dele feito de silêncio e solidão. Um pária, um apátrida na pátria do imbecil do funk.

Conforme a filosofia de botequim, cada cabeça é um mundo. Eu pouco me conheço, mas você, quem é? Não sabe. Não sei. Andando por aí, a gente esbarra na vida dos outros e acha tão estranha! E vice-versa.

Camaradinha canta loas às terras percorridas nos estrangeiros, gosta de Orlando na Flórida, adora Walter Disney, chama de merda a cidadezinha do interior da Paraíba onde provavelmente nasceu.

A miséria e a grandeza dessas pessoinhas, mundos indelicados, colonizados, brutais em sua rude visão de mundo.

Fiel à lei do cão, torcedor agride rival com tacape. Multidão de jovens praticando luta livre no campo de futebol, batalha coletiva que transforma malquerença de torcida em barbárie.

A televisão que exalta as lutas de MMA, a indústria cultural que propagandeia a violência é a mesma que lamenta as cenas de porrada nos campos. Joelhadas, cacetadas, golpes violentos no rosto, pontapés em pessoas caídas, tudo saído da lógica mercantilista escrota das TVs pagas e abertas. De que mundo sai esse povo?

Depois de 40 anos, meu amigo de infância avisa que vai visitar sua Paraíba e retomar aquela meiota com laranja em cruz e papo de doido.

Inimigo Oculto: que presente você não gostaria de ganhar?

"Injustiça é ser chamado de preguiçoso sem ter feito nada." - Humor Sustentável

Fim de ano, que tal fazer uma autocriticazinha? Na minha avaliação, você errou nas estratégias, foi equivocado nas escolhas, foi soberbo e além disso, barbeiro no trânsito. Tou errado?

Você conhece alguém com Síndrome do Pequeno Poder?

Síndrome do Poder descreve o comportamento autoritário e opressor de quem, ao receber uma pequena dose de autoridade ou poder (numa promoção, nova responsabilidade, etc.), abusa dela para humilhar, controlar e impor-se sobre os outros, agindo de forma inflexível e megalomaníaca, muitas vezes por insegurança ou baixa autoestima, criando um ambiente tóxico.

Ele deixou de fumar e vivia repetindo uma frase de Luiz Fernando Veríssimo: “Quem deixa de fumar fica intragável”.

"Epidemias do Brasil: Eduardo Chikunkunha, Flavio Zika, Carlos Dengue e Jair Egyptis!" - José Simão

Você também acha que a candidatura de Flávio Chocolate de Ouro é fake?

Martin Luther King tinha um sonho. Flávio Bolsonaro disse que tem um preço.

Os Irmãos Metralha sem rumo nem prumo. Triste fim de um projeto fascista de poder.

“Esses Tijolinhos! Haja argamassa para construir esse imponente castelo de informações e memórias!” – (Thiago Alves)

Já na redação as previsões de Madame Preciosa para 2026. A partir de amanhã nos Tijolinhos do Mozart.

“Se o seu filho é rebelde, beberrão, viciado em drogas e desobediente, deverá ser apedrejado até a morte”. (Deuteronômio 21:18)

Trata-se da Lei de Moisés, orientada por Deus. O Deus dos cristãos chega a ser tão cruel quanto o Deus dos islamitas.

Sou mais o budismo, que prega o amor e a não-violência.

Salve Ogum e Iansã, entidades regentes para 2026, simbolizando movimento, abertura de caminhos, verdade e transformação.

Vamos dar palco para quem realmente importa. Louise de Miranda, esposa do meu filho Arnaud Neto, vai lançar seu primeiro livro de poemas, “Abriu-se um rio no meu peito”.

Pesquisa diz que 55% acham que Bolsonaro quis fugir ao danificar tornozeleira eletrônica. Os outros 45% acham que ele não fugiu porque é burro demais.

O escritor Quelyno Souza merece ser protegido pelo IBAMA porque é um animal em extinção. Ele conseguiu vender dois livros com o mesmo título a um casal. Um vendedor raro.

Porque vender livros hoje em dia já é uma tarefa complicada, e a pessoa comercializar dois livros idênticos para um casal que poderia adquirir só um exemplar, é ou não é um gênio da técnica de venda? 

No filme sobre Bolsonaro, não vai aparecer a cena em que ele levanta um anão achando que era uma criança. Nem a cena dele oferecendo cloroquina a uma ema. E aquela dele imitando gente com falta de ar? E tirando a máscara de uma criança? Acho que não vai sair no tal filme.

Polícia do Paraguai atira contra sem terras para desocupar fazenda de traficante. Lá como cá, tá tudo dominado!

Entreouvido no Bluesky: “acabou a Black Friday e o Flávio Bolsonaro ainda está em promoção”.

Hoje é o Dia Internacional para a Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio

Os tijolinhos para meu mano, Pastor Lavoisier Costa, porque hoje é o Dia da Bíblia Sagrada.

 

VERSO DO DIA

 

Troque seu toque

gire o tronco torto 

o troco pode ser tudo

quando dado

na mesma moeda.

 

Dida Fialho

 

 

 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Tenente Lucena nasceu em Campo Grande, vila de Itabaiana. Foi músico e pesquisador do folclore paraibano, contribuindo enormemente para a preservação do nosso patrimônio cultural. Tenente Lucena é um dos 115 biografados no meu livro “Artistas de Itabaiana”, que será relançado em 31 de janeiro de 2026 na Câmara de Itabaiana. (Foto do acervo de Palmari de Lucena)

"O poeta declina de toda responsabilidade na marcha do mundo capitalista e com suas palavras, intuições, símbolos e outras armas, promete ajudar a destruí-lo." - Carlos Drummond de Andrade.

É tempo de aguentar os espíritos de porco disfarçados de espíritos natalinos.

No dia 13 de dezembro de 2013, a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz realizava o 1º Cortejo de Boi Bumbá de Itabaiana, na Praça Epitácio Pessoa.

Neste dezembro de 2025, na mesma data e local, um grupo de itabaianenses promove a Seresta da Saudade. Não irei porque não tenho mais pernas para andar nem dedos para tocar meu violão de mesa de bar.

O professor Benjamim, da UEPB, itabaianense ilustre que mora em Campina Grande, bota o povo pra cantar e dançar, iluminando o que merece aparecer para a juventude, a quem instrui com sapiência.

Foi numa aula sobre nossa origem negra, a opulência da cultura africana que nos foi legada pelos escravizados, tudo desaguando no grande rio do conhecimento e costumes brasileiros.

Comentando sobre os notáveis músicos negros, os alunos foram citando desde Jackson do Pandeiro a Martinho da Vila, de Pixinguinha a Cartola, da genialidade de um Luiz Gonzaga ao lirismo desconcertante de Djavan, do samba autêntico de Paulinho da Viola ao molejo de Dorival Caymmi, referindo-se ainda a João do Vale, Lupicínio Rodrigues e tantos outros.

 Para ilustrar a aula, o mestre Benjamim convidou os alunos a cantar uma música de um autor citado.  ─ “Ganha dois pontos quem cantar aqui, na frente”.

“Um aluno e duas alunas se apresentam. Cantam, se encantam e, no meio da música, o rapaz tira uma colega para dançar. A turma alegra-se. O professor se empolga, faz do birô uma zabumba. Haja xote! Encerrada a música-dança, a aula volta ao normal. O clima é pra cima. Há entusiasmo”.

Foi criada a aula-dança. O professor se pergunta: “há significado pedagógico neste ato?” O trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos, já dizem os estudiosos da ciência da educação. No circo armado na sala de aula, diferente do que embrutece e hipnotiza, “há congraçamento e amizade no ato de aprender”.

A preleção lúdica do professor Benjamim, substituindo a análise fria pelo júbilo e prazer da dança e da música, lembra meu eterno professor Idalmo da Silva nos anos 70 em Itabaiana, saindo da sala de aula diretamente para o boteco para continuar suas palestras didáticas sobre política, sexualidade, literatura etc. Ousadia que lhe valeu a expulsão do Ginásio Estadual.

Um dia, Idalmo achou de cantar uma modinha antiga para explicar um conteúdo. A diretora foi até a sala: ─ “Está dando aula? O que está havendo aqui?” Como se o que o professor estava fazendo não fosse aula.

Ainda bem que temos professores não acomodados como Benjamim, dando seu show de educador, em atitudes restauradoras, longe do quadro-negro e da mediocridade.

A propaganda diz que o detector de IA mantém 99% de precisão ao analisar conteúdo escrito por humanos. Garante 91% de precisão quando se trata de conteúdo gerado por IA.

Estou revisando um livro meu. Fiquei pensando: e se alguém achar que isso foi escrito por IA? Fui experimentar o detector de IA com um parágrafo do meu livro, deu 79% feito por IA. Só que eu escrevi o livro em 2015.

Estou lendo livro do jornalista Mauritonio Meira. Ele nasceu no Maranhão. Diz no livro que “nordestino não tem educação social”, citando o itabaianense Abelardo Jurema como um “cabeça chata” mal educado. Será que os maranhenses não se consideram nordestinos?

Maranhão faz parte do Nordeste, mas também é considerado parte da sub-região Meio-Norte. Por isso a crise de identidade.

Outras pérolas de Mauritonio Meira: “não se deve confiar em quem usa saia, especialmente mulher, juiz, bispo e escocês”.

Ele ensina que “não se deve beber uísque com guaraná. É cafona, pobre, sem educação social ou as três coisas”.

A menos que o uísque seja Drury’s. Não é exatamente um uísque.

"Se minha filha tirasse uma foto mostrando o pinguelo dela e mandasse pra alguém, pra mim ela é uma rapariga! Tinha que dar uma surra e botar ela nua na rua”. (Radialista Fabiano Gomes, no dia 4 de dezembro de 2013, na Rádio Correio)

Rolava uma discussão com microfone aberto ao público. Esse era o nível do rádio paraibano. Doze anos depois, quase nada melhorou.

Tijolinhos também abrem feridas e cutucam memórias.

Hoje é o dia da festa da Imaculada Conceição, padroeira da minha cidade, Itabaiana.

Nossa Senhora da Conceição - Rainha e padroeira de Portugal e de todos os povos de língua portuguesa. Santa Ceiça fala português fluentemente, conforme testemunho do padre Ciço.

Nossas camisas da Barata Press estão com valor promocional de Natal. Encomende pelo 98773.5598.

No bairro Copacabana, Rio de Janeiro, tem a Praça Serzedêlo Correia, chamada “Praça dos Paraíbas”. Lá faz praça um rapaz que se diz cordelista. Copia meus folhetos e vende como se dele fossem.

O 2º Festival Literário Internacional da Paraíba frustrou os autores que expuseram suas obras. Vendas abaixo do esperado. Eu mesmo só vendi três livros nos três dias da festa.

Mas valeu porque conheci figuras singulares como o escritor Palmeri Lucena, a poeta Francisca Vânia e o cantor Maurício Makaperkum, da República de Cabo Verde.

Agradeço tardiamente aos companheiros Quelino Souza, Sérgio Ricardo e Leonardo Leal pelo apoio ao estande da Sociedade Zé da Luz.

Neste fim de ano, gostaria de receber de presente uma agenda que realmente organizasse a vida, com uma visão abrangente e flexível do meu caos particular.

Por exemplo, quando as coisas começarem a piorar na cabeça e nos pés, pular logo para fevereiro que sempre será carnaval.

“Escolas militares são uma fraude e terreno fértil para o fascismo." – (João Cezar de Castro Rocha no Bluesky)

Ele é professor e denuncia militarização do cotidiano escolar, ausência de projeto pedagógico e uso das escolas cívico-militares como laboratório da extrema direita.

Um capitão do Exército, em Olinda, agredia cachorrinhos de rua, sem motivo nenhum. Foi acusado pelo Ministério Público Militar e condenado a três meses de detenção.

“O mundo abandonou a Palestina. Não fizemos absolutamente nada! Permitimos que destruíssem um povo inteiro.” (Pep Guardiola)

“Sou um mambembe não remunerado da cultura de rua. Tenho ímpetos homicidas quando vejo um estúpido cagando regras e vomitando o que mal leu de outros idiotas nas tais mídias sociais”. (O bebinho, tio de Ameba)

Tijolinhos para o artista plástico Sandoval Fagundes, aniversariante de sábado passado. (06/12)

 

VERSO DO DIA

 

Virgem Maria! o tempo quer me comer,
virei comida do tempo!
Me ajuda a parir esta ninhada de vozes,
me ajuda, senão
este conluio de sombras me sequestra,
me rouba o olho antigo e a paixão viva.

Adélia Prado

 

sábado, 6 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

O Alô comunidade deste sábado (06) conversa com a poeta Francisca Vânia, que lançou livro sobre Anayde Beiriz no 2º Festival Literário Internacional da Paraíba. O programa começa às 11 horas na Rádio Tabajara. https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-fm

Penca Preta foi funcionário do Departamento de Estradas de Rodagem. Ficou nos anais da repartição como um dos mais inativos, indolentes e negligentes do quadro de servidores da autarquia.

Num determinado dia, o engenheiro pediu a transferência de Severino Penca para outro distrito. O outro chefe, sabendo da malandragem do servidor Biu Penca Preta, respondeu por telegrama: “Aqui só tinha uma vaga para um vagabundo vg e essa eu mesmo ocupei PT Saudações”.

A gente tenta não criar esperanças, mas é em vão. A esperança se cria sozinha.

O Papa Leão reconheceu que pode sexo sem ser pra reprodução, mas ainda não disse nada sobre “no pelo é mais gostoso”. Portanto, acalmem-se. Usem camisinha.

Uma coisinha: se o Papa nunca fez sexo, como pode ditar as regras desse jogo?

Flávio Bolsonaro: “A ordem dos policiais é deixar meu pai trancado na chave”.

O clã Bolsonaro está aprendendo a ideia de prisão.

Flavio Bolsonaro: “Meu pai tendo que viver em 12 metros quadrados!” Paulistano: “Tenho interesse. Tá quanto o aluguel? É perto do metrô?”

Quando eu era garoto besta, pensava que São Paulo não tinha férias, porque “São Paulo não pode parar”.

O Brasil nunca mais foi o mesmo depois que peguei uma artrose no joelho e deixei de rodar pela cidade com minha bike distribuindo livros.

O deputado Luiz Philippe Orleans e Bragança (PL), apresenta PEC acabando com o Ministério Público do Trabalho e com a Justiça do Trabalho no país e ameaça acabar com órgãos que combatem o trabalho escravo. Esse deputado se diz príncipe e nunca trabalhou na vida.

O que você deseja em 2026? “Desejo que o deputado Luiz Philippe Orleans e Bragança retorne ao seu lugar no Império de D. Pedro II.”

O que você deseja em 2026? - “Desejo que o ano não finalize” – De um lutador de MMA

O que você deseja em 2026? “Desejo tocar saxotrompa nas suas trompas” – Um músico depravado.

O que você deseja em 2026? “Desejo a intermitência dos meus melhores pecados e a rotatividade dos meus mais loucos prazeres”. - Poeta Xexéu.

O que você deseja em 2026? “Desejo, pra que negar? Cerveja por atacado e tira gosto de um boi na íntegra”. – Biu Penca Preta.

O que você deseja em 2026? “Desejo fé, esperança e, por caridade, não me mande mais mensagens idiotas como esta!” – Um leitor impaciente.

O que você deseja em 2026? “Desejo as migalhas que sobrarem da festa dos políticos no mundo encantado das emendas parlamentares.” – Maciel Caju

O que você deseja em 2026? “Desejo saúde para seu orifício no final do intestino grosso, porque o pior vem aí” – Ameba

O que você deseja em 2026? “Que o Treze seja campeão paraibano” – Fabinho.

O que você deseja em 2026? "Que o mundo não acabe antes d'eu terminar meu primeiro grau" – Sonsinho

O que você deseja em 2026? “Desejo que meu livro de capa dura dure para sempre no coração dos leitores” – Quelyno Souza

O que você deseja para 2026? “Desejo longa vida ao Bolsonaro pra ele cumprir a pena toda”. – Matheus Santiago

O que você deseja para 2026? “Desejo ser convidado para a ‘festa da cueca’ dos desembargadores de Curitiba” – Maciel Caju

O que você deseja para 2026? “Desejo lançar minha biografia e aumentar a vigilância sobre minha tendência de tomar goró”. – Sérgio Ricardo Santos

O que você deseja para 2026? “Desejo uma emenda parlamentar para fazer minha própria ‘festa da cueca’, antes que o ministro Flávio Dino proíba”. – Ivan Salomão

O que você deseja para 2026? “Desejo que o ano novo comece em janeiro e termine em dezembro, sem muitas novidades no meio”. – Um conservador

Roberto Carlos disse que Sérgio Moro é o seu rei. Sérgio Moro disse que Roberto Carlos é o seu rei. Os dois dizem que Bolsonaro é seu Imperador. A mulher de Sérgio Moro disse que Roberto Carlos é o cara. Aí Sérgio Moro rebateu: “Esse cara sou eu!”

Camaleão não muda de cor para se camuflar. Ele muda para aderir ao partido que chega ao poder.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

A maravilhosa Benedita da Silva (PT) é a única governadora do Rio de Janeiro que terminou o mandato sem ser presa ou ter mancha no governo dela.

Papa recebeu chamada do Espírito Santo avisando que as mulheres não podem ser diáconos, por enquanto. O cargo de padre para mulheres, nem pensar!

Blog Tribuna do Vale promove escolha dos melhores do ano. Melhor rádio online independente: Rádio DiarioPB:

Melhor podcast do ano: Rádio Barata no Ar.

Melhor jogador de futebol do ano: Kaike (Picuiense) ganhou o "Gol Arretado" do Campeonato Paraibano 2025, eleito por votação popular.

Melhor colunista do ano: Rubens Nóbrega.

Escritor revelação: Flaviano Batista, de Itabaiana.

Escritora revelação: Maria Aparecida Cardoso, de Conceição (PB)

Melhor Secretário de Cultura do ano: Evanio Teixeira, de Pilar.

Melhor Secretário de Turismo do ano: Vavá da Luz, de Ingá.

Melhor radialista: Hosmá Passos, de Piancó.

Melhor rádio institucional: Rádio Câmara de João Pessoa.

Melhor grêmio artístico literário: Academia Solanense de Letras.

Agitadora cultural do ano: Ana Almeida, de Sapé.

Melhor ator: Chicco Mello, de Solânea.

Melhor gestor cultural do ano: Bira Delgado

Melhor locutor de rádio: Batista de Andrade, de Bananeiras.

(Lista prossegue segunda-feira)

O governo Tarcísio de Freitas (SP) anunciou que não irá fornecer proteção policial ao protesto de mulheres contra o feminicídio neste domingo, na Paulista. Talvez ele apoie os agressores.

Tijolinhos para o maestro Luiz Carlos Otávio.

 

VERSO DO DIA

Na capital Parahyba

Essa antiga cidade

Na beira do Sanhauá

Antes que o tempo degrade

Nosso rico patrimônio

Não seja entregue ao demônio

Pois está com Piedade.

 

 

F. Mozart