quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Valdo Enxuto, embaixador da alegria

Enxuto (de branco) com o blogueiro em reunião dos poetas de cordel

Valdo Enxuto atravessou meio século como empregado dos Correios e Telégrafos. Nesse tempo todo, reza a lenda que ele produziu, se muito, uns dez anos para a empresa. O restante ele recompensou com doses maciças de animação e entusiasmo, como um rapaz divertido e dinâmico que sempre foi. Acertando ou errando, mas sempre sincronizado ao coração dos amigos, Enxuto vai deixar marcada sua passagem sobre a face da terra como uma pessoa aprazível, um sujeito folgado, com fulgor de cometa luminoso e radiante.

Senhor absoluto do seu papel de embaixador da alegria, Valdo é figura indispensável nas caravanas de trabalhadores postais que vão a Brasília negociar com os poderes algumas vantagens para essa classe. Numa audiência com o Ministro das Comunicações, Valdo permaneceu caladão durante a tensão das negociações. Em determinado momento, sentindo que a excitação elevava a temperatura no ambiente a níveis máximos, soltou uma sonora gargalhada.

--- Posso saber de que o nobre amigo está rindo? – indagou o Ministro.

--- Nada não, eu tava me lembrando de um galo de briga que eu criei em Itabaiana, minha terra natal, lá na Paraíba. O nome dele era Ferrolho, um galo notável! Ficou cego numa briga com um galinho medíocre, tive que levar o bichinho pra panela! --- contou Valdo.

Os olhos do Ministro brilharam na hora. Contou que também era galista, criava e preparava galos de briga na sua Bahia de todos os santos e todos os combates. Os dois começaram a trocar impressões sobre a arte de botar esses bichos para se confrontarem, para lazer dos criadores. Finalmente, a rinha em que estava se transformando a audiência virou confraternização de irmãos.

Na saída da reunião, um carteiro indagou de Enxuto:

--- Valdo, és mesmo criador de galo de briga? Sabia não! Pensava que teu esporte era só o futebol.

--- Rapaz, eu gosto de galo de briga não! Inventei aquilo porque fiquei sabendo antes que o Ministro era chegado a uma briga de galináceos – responde Enxuto, do alto do seu caradurismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário