domingo, 20 de dezembro de 2015

Festa de Natal das letras na casa do professor Arturo



“Galera, neste sábado é a doação dos livros da Biblioteca Tzinacán. Começa pontualmente às 9h. Tem uns quinhentos livros aqui, de várias áreas, a serem doados. Venham mesmo! Vai sair até um cofe breique: pão com margarina.” Este o convite que o professor e escritor Arturo Gouveia deixou no Facebook. Era o “Natal das letras”, como eu chamei a iniciativa do mestre. No dia e hora anunciados, apareci na casa de Arturo e fiz minha festa. Escolhi cerca de 200 livros entre as obras à disposição de quem quisesse levar, sem custo algum, incluindo todos os livros de autoria do próprio Arturo, um dos maiores contistas da Paraíba. “O mal absoluto”, “A farsa do milênio”, “O evangelho segundo Lúcifer” e tantos outros títulos desse mestre estavam lá, junto com diversos autores paraibanos, brasileiros e estrangeiros. No momento, os livros doados estão em fase de higienização para serem acrescentados ao acervo bibliográfico da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa.
Passar adiante o conhecimento de uma vida é importante para a evolução das novas gerações. Esse deve ter sido o pensamento de Arturo Gouveia, um sujeito apaixonado pela poesia, teatro e literatura. Dono de vasta cultura humanística, o professor Arturo Gouveia é reconhecidamente um dos principais mestres da Universidade Federal da Paraíba. Que venham mais bocas livres de literatura promovidas por Arturo e que outros bibliófilos tenham a mesma iniciativa, porque livro é para circular, e bendito seja quem aguça a gula pela leitura, quem fomenta o amor pela palavra escrita.
Ave, Arturo! Os que vão morrer e viver nas páginas dos teus livros - começando por este Leão Coroado - te saúdam! E para não perder o tom, lá vai a indefectível estrofe de Castro Alves:
Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário