terça-feira, 5 de maio de 2015

Professor Heleno Alexandre ensina métrica e rima na escola

Heleno com a meninada, explicando sua arte

Tenho por hábito dar visibilidade aos pequenos/grandes gestos de homens e mulheres como eu e você, mas tipos que levam gosto em espalhar solidariedade, companheirismo e cooperação. Esse povo é quem embala o sonho de fraternidade que ainda teima em sobreviver na humanidade.

O poeta repentista Heleno Alexandre, de Sapé, é um desses elementos que pega sua vida de artista e dá um direcionamento que alumia. Heleno dá de garra de sua viola e vai para as escolas ensinar as crianças a fazer versos, a cantar repente. A toada vira instrumento do conhecimento, de um saber mais profundo que não está nos livros. Existe no mundo um mestre tão encantador na sua missão de instruir com tanta capacidade de arrebatar e fascinar as mentes juvenis? Aquelas cabecinhas jamais serão as mesmas depois de serem seduzidas pelo encanto do poeta violeiro.
A obra do poeta, repentista, compositor e escritor Otacílio Batista foi eternizada na Escola Municipal Radegundis Feitosa, em João Pessoa. A biblioteca da unidade de ensino ganhou o nome do artista. “Esta homenagem foi mais do que merecida. O artista tem uma das mais belas vozes do repente, não foi à toa que recebeu o título de ‘A Voz do Uirapuru’, pássaro da região amazônica, dono do canto mais bonito e que silencia aos demais pássaros quando solta seus indecifráveis acordes”, ressaltou o secretário de Educação de João Pessoa. Só que o grande Otacílio Batista jamais entrou nesta ou, talvez, em qualquer outra escola para enriquecer a vida escolar com seus versos, sua voz e sua viola. É bom saber que, agora, o poeta repentista é nome de biblioteca. Quem sabe, mais pra frente um poeta desses pode até dar nome à própria escola, afastado o preconceito em relação a esses artistas populares e nosso secular colonialismo cultural que vê como apagadas e sem valor as nossas expressões artísticas mais genuínas. Ainda bem que a história é subversiva porque está sempre se transformando.
Mestre Heleno Alexandre, imortal da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, educador perito na arte de poetizar a vida, você está de parabéns por essa iniciativa. Quero aclamar essa sua atitude, irmão de idealidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário