segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Saudações aos nossos parceiros


Representa motivo de orgulho para os monitores do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar ter esse rapaz como colaborador e parceiro de nossa jornada pela difusão cultural na cidade Itabaiana do Norte. O professor Luiz Antonio Silva faz parte do quadro docente da Escola Estadual João Fagundes de Oliveira, uma espécie de exemplo bom de como deve ser um mestre, dedicado à difusão do saber. Ele acredita que o processo de educação tem que ser global, e acompanhando o avanço da sociedade, a evolução das coisas. Cumprindo sua filosofia de trabalho e de vida, professor Luiz Antonio se desloca com seus alunos para as ruas, para a vida real, onde as ações humanas se passam, onde a vida acontece, fora das quatro paredes da sala de aula.

Na realidade, professor Luiz Antonio é o menos indicado para atividades fora da escola pelas suas limitações físicas, mas isso é, talvez, uma de suas maiores motivações, mostrar que todos devem aproveitar seu potencial em qualquer circunstância, ensinar a romper os limites do corpo e da mente. Sua marca dinâmica fica registrada nas turmas a quem ensina, todos o admiram pelo ritmo, pela lealdade e amizade sincera que mantém com seus pupilos. Todos temos nossos professores inesquecíveis. Luiz Antonio é um desses mestres a quem o tempo jamais apaga da memória dos seus alunos. Daqui a 50 anos, muitos dos estudantes de suas classes irão se lembrar desse mestre incentivador do gosto cultural, intransigente crítico do descaso das autoridades pela nossa memória histórica e valorização da educação pública.

No momento em que estamos organizando um projeto para levar nossa biblioteca aos estudantes e à população em geral, avaliando as metas alcançadas e os passos dados pela popularização da leitura, agradecemos ao professor Luiz Antonio por levar seus alunos ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para ler na nossa biblioteca, ou pelo menos para ter contato com livros. Deixemos de lado o pessimismo porque temos pessoas assim, que acreditam que alguma coisa pode ser feita para iluminar as mentes da juventude com o poder da palavra escrita. É esse permanente processo de recuo e avanço que precisa ser estimulado, sem desânimo. Nesse particular, é bom poder contar com figuras como o professor Luiz Antonio, pessoa que cuida com esmero e carinho da educação total dos seus alunos, levando-os a conhecer e interagir com nosso Ponto de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário