quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fábio Mozart, nascido em Timbaúba, Pernambuco, em 25 de outubro de 1955, radicado em Itabaiana desde a década de 60.

Participou da fundação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e Sociedade Amigos da

Rainha do Vale do Paraíba, além do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. Editou os jornais Alvorada e Alquimia do Verbo. Ainda como jornalista profissional, colaborou n’A Folha, de Itabaiana, Umari Notícias, de Mari, A Folha de Sapé e Tribuna de Mogeiro.

Fundador e editor da Tribuna do Vale, mensário que circula nas cidades do vale do rio Paraíba, pertenceu ao corpo redacional do Monitor Maçônico e foi repórter do jornal O Norte, de João Pessoa, na década de 70.

Procurou contribuir para a defesa de sua classe profissional, tendo fundado o Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários do Estado da Paraíba.

Publicou os livros Lira Desvairada (1985), Pátria Armada (1998), Democracia no Ar – Histórias de Lutas pela Democratização das Comunicações na Paraíba (2004), e Manoel Xudu, o Príncipe dos Poetas Repentistas (2006).

Como radialista, foi um dos pioneiros da radiofonia itabaianense, tendo atuado no setor de jornalismo da extinta Rádio Difusora Nazaré, uma das primeiras experiências radiofônicas na terra de Zé da Luz. Fundou a Rádio Comunitária Araçá, de Mari (1998), Rádio Comunitária Vale do Paraíba em Itabaiana (2004) e Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares em João Pessoa (2005). É coordenador da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba – Abraço.

Dedicando-se ao teatro desde 1976, quando fundou o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (Geti), dirigiu também o Coletivo Dramático de Mari (Codrama), fundou o Teatro Nautília Mendonça em Itabaiana (extinto) e escreveu as peças A Peleja de Lampião com o Capeta, A Profunda e Federal Tragédia da Novela das Nove, Nem Só de Pau Vive o Homem, O Lavrador a Caminho do Calvário, ABC de Zé da Luz, o Poeta do Povão, Mari, Araçá e Outras Árvores do Paraíso, Cantiga de Ninar na Rua, O Batalhão das Sombras, O Banquete Final e Auto da Paixão. Atuou nos espetáculos Dois Perdidos numa Noite Suja, de Plínio Marcos, O Batalhão das Sombras e ABC de Zé da Luz, o Poeta do Povão.

Como desportista, fundou a Liga Mariense de Futebol e a Associação Atlética do Canteiro.

Um comentário:

  1. oi vcoce se lebra de min sou jose walter florencio eu era locutor da radio difusora nazare de itabaiana um forte abraço para voce e para a ivana quando quizer vir ao rio de janeiro me procure meu tel:(21)2595-0670 ou cel:9415-1979 walter.

    ResponderExcluir