terça-feira, 20 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - "A peleja de Lampião com o Capeta", texto e direção de Fábio Mozart. Montagem do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. (1993) Em cena, Das Dores Neta e Adriano.

"A peleja de Lampião com o Capeta". Montagem do Grupo Massangana de Teatro Popular, assentamento do MST em Entroncamento, município de Cruz do Espirito Santo (PB) - 1996)

"O cordel é a maior expressão da alma nordestina. O Nordeste é o centro do mundo". - Professor Antonio Andrade, pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Chupetinha, Rachadinha e Bananinha. Que trio!

Se o seu médico foi formado na Unipê, Unifacisa, Famene ou Afya, é bom ficar esperto.

Cursos de medicina na Paraíba não passam na prova de eficiência do MEC. “A realidade é que hoje não se formam mais médicos humanistas, mas empresários da saúde, ou da falta dela”. – (Ulisses Barbosa)

Somos péssimos para avaliar nossas falhas. Você consegue enumerar cinco defeitos seus?

Na praia de Tambaba, o sujeito pode ser preso pelo crime de “estar vestido em local impróprio.”

Seis bilionários controlam as redes sociais; três concentram 90% da IA global. É assustador.

Sonsinho anunciando que está com seu curriculum no "pênis drive".

Em janeiro de 2015, o Grupo que comprou os Diários Associados queria contratar Samuka, Fabiano Gomes e Heron Cid, "os melhores do mercado", segundo executivo dos investidores.

Opinião de leitor do blog de Tião Lucena: "Não sou muito de fazer elogios, mas... pense em três bostas!"

Em 2015, somente dois governadores no país, Ricardo Coutinho, da Paraíba e José Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul, recusaram aumento dos seus salários.

"Todos os anos surge algum besta por aqui dizendo que a Literatura de Cordel está morrendo. Muitos dos que disseram isso já morreram e o Cordel continua vivo." (Ariano Suassuna)

Já disseram de mim: “Esse Fábio Mozart não é poeta, é cordelista”.

"O sol nasceu para toldos". – (Humberto de Almeida)

Hoje, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em homenagem à Ialorixá Mãe Gilda de Ogum, para promover o respeito às diversas crenças, e também é o Dia Mundial da Religião, promovendo o diálogo inter-religioso.

O livro História de Itabaiana em versos, de Fábio Mozart, faria parte do conteúdo curricular dos alunos da rede pública municipal de Itabaiana, conforme estabelecia lei que foi apresentada na Câmara Municipal, propositura do vereador Semeão Rodrigues.

A obra seria objeto de estudo nas disciplinas português e história, e demais onde possa ser inserida, em caráter obrigatório e em todas as séries, conforme estabelecia o projeto de lei que foi votado em sessão da Câmara no dia 12 de agosto de 2014.

A proposição foi derrotada.

Dia 23 de janeiro (sexta-feira) estaremos em Mari lançando o folheto de Adauto Paiva no projeto Repente na Linha, da Associação Cultural Manoel Xudu.

A proposta da Editora Zé da Luz é produzir uma coleção de livros e folhetos voltados para o resgate de artistas e figuras públicas das cidades interioranas.

“Como são tristes as cidades sem livraria. Sobretudo as pequenas, onde qualquer um pegaria um livro e poderia comentar na pracinha. Sinto que um pequeno formigueiro de gente sem uma livraria é como uma espécie estranha, sem as antenas”. – (André Ricardo Aguiar) 

"Nordestino é o povo brasileiro que sobrou no Brasil." (Henfil)

Em 2014, um raio derrubou o dedo do Cristo Redentor para provar que Deus é imparcial.

Assim falou mestre Humberto de Almeida: “Nunca pense em mandar um diabo para o céu. O céu para o diabo é o inferno”.

Pensei nisso a propósito da ideia de botar Jair Bolsonaro para ler na prisão. 

Ontem fui submetido a um exame invasivo onde a pessoa fica inconsciente por algumas horas. Antes de apagar, pensei naquelas enfermeiras que matavam os pacientes com injeção de detergente em Brasília.

Presa por participação em três homicídios de pacientes no Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF), a técnica de enfermagem Amanda Rodrigues de Sousa, de 28 anos, se apresentava nas redes sociais como “mãe e cristã”. Satanás gospel.

Lula na famosa sinuca de bico: se apoiar Veneziano, perde Hugo Motta, mas se juntar os trapos com Nabor, perde Vené e Vital. Eu no lugar dele, trocaria os quatro por uma tapioca com ovo.

Tenho 70 anos, já vivi dois bilhões de segundos. Fiz as contas enquanto tentava dormir. Para cada humano no planeta, existe 1 milhão de baratas. Também pensei nisso. Melatonina não tá fazendo efeito.

O Procon de Campina Grande aplicou multas que somam R$ 250 mil contra instituições financeiras por irregularidades em empréstimos consignados e violações ao Código de Defesa do Consumidor.

Mandei carta ao Procon reclamando do Banco Itaú por cobranças indevidas. Espero estar vivo quando sair o resultado.

Igrejas evangélicas investigadas por fraude no INSS contra velhinhos aposentados. “Deus no controle”.

O deus dessa gente é chefe de máfia, só sendo!

Por que a igreja e a maioria dos cristãos se identificam com ditadores?

“O Deus bíblico nunca foi democrático e podemos provar isso historicamente”, analisa Ricardo Nêggo.

Constantino I, o legalizador, e Teodósio, o imperador que tornou o cristianismo religião oficial de Roma, lideravam um regime ditatorial. De lá pra cá foi na base da tortura e fogueira para queimar a oposição.

Tijolinhos aumentam o foco mental. Quem garante é o leitor Quelyno Souza.

Tijolinhos de saudação ao poeta Zuma Nunes que toma hoje uma brejeira em comemoração ao seu aniversário.

 

VERSO DO DIA

 

E quando Oxóssi passou

pelo planeta da fome

conheceu a negra sem nome

deu-lhe voz e abençoou.

A negra estrela encantou,

com seu canto de alquimia,

fez do trágico alegria.

Olorum, dono dos ares,

conduziu Elza Soares

pro seu ilê do bom dia.

 

Geraldo Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário