sábado, 23 de julho de 2016

Lá vem o trem da saudade!


A Estação Ferroviária de Mari é de 1883. Somente quinze anos depois foi inaugurada a de Guarabira. O problema é que havia as pontes do Bonito e de Cachoeira, as quais deram muito trabalho, além de outros problemas.
"Era a Great Western. Alguns capitalistas ingleses criaram, em Londres, em 1872, uma companhia que se destinava a construir ferrovias no Brasil, espelhando-se na Great Western Railway Company, criada em 1835, e que fazia a ligação Liverpool–Bristol a Londres.
Em 1945 a Great Western possuía mais de 1.600 km de ferrovias, alcançando outros estados do Nordeste. Já emm 1950 encerrou suas atividades no Brasil, sendo sucedida pela Rede Ferroviária do Nordeste, antecessora da Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA)."

Abaixo seguem algumas fotos. Na primeira, uma locomotiva semelhante a que deve ter iniciado o tráfego de João Pessoa para Mari. Ela está no Museu do Trem, no Recife. A seguinte é da Estação de Pedro Velho, com uma realidade parecida com a do nosso 'Araçá.
'
Por fim, fotos do trem da água, de um cargueiro, mais moderno, passando por Mari e nossa estação, preservada graças a Fabio Mozart e outros guerreiros.
Viva o trem!

Eraldo Luiz (Radialista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário