quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Nossa academia de cordel já tem seu blog na net




No primeiro dia do ano, tenho alvíssaras para meus compadres da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O blog da Academia já está no ar, para divulgar nossas atividades e os trabalhos dos poetas.

Sei que pode parecer estrambótico, mas vou sugerir que os acadêmicos tenham seu fardão, que é praxe em toda academia. O nosso seria camisa de mescla e chapéu de vaqueiro, por óbvio que seja a representação.

Portanto, no dia 24 de janeiro, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, vamos empossar os poetas de gabinete e os repentistas de viola e pandeiro, numa festa para a qual já vou convidando meu compadre Assis Firmino, diretor de cultura de Mari e grande apologista da arte da poesia popular.

De Natal, vem o radialista e poeta Bob Motta. De Ingá, montado no seu ginete, galopará o grande poeta Vavá da Luz, com um torrado de cobra para fazer tira-gosto de cachaça e declamar seus versos fesceninos. Para quem não tem conhecimento de assuntos indecorosos, fescenino é o poema lúbrico, o verso obsceno e malicioso, tendo como contraponto a poesia de amor sacrossanto do considerado Antonio Costta, o poeta de Deus, devidamente acolitado pelo pastor Sander Lee, outro vate de proa que se inspira na Bíblia Sagrada.

Da terra de Augusto dos Anjos acudirá o consagrado repentista violeiro Heleno Alexandre, o grande da trova popular, com seu parceiro Divinho. Orlando Otávio, que é um cordelista da terra de Zé da Luz, vai com seu irmão Agenor Otávio declamar sua poética.

É festa de acudir gente, em grande sarau que marcará o surgimento da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Por aclamação, deverá ser eleito o companheiro Sander Lee, um cabra que tem nome de japonês, mas é um poeta pátrio, com quem tive uma peleja na feira de Itabaiana cujo resultado vamos lançar nesse dia.

O projeto do blog tem o endereço abaixo, em fase de acabamento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário