sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Jornalismo libertário de Francisco Almeida

Por Socorro Almeida

O líder estudantil de Itabaiana, Francisco Almeida – que Deus o tenha em glória – foi uma pessoa que estava à frente do seu tempo. Constitui honra muito lisonjeira para mim fazer parte do projeto que irá oferecer aos itabaianenses, seus conterrâneos, a reedição do jornal “Evolução”, que Francisco fundou em 1964 com sua sensibilidade social e seu talento de jornalista. Pensamos em lançar o “Evolução” ainda em 2015.

Para nós, é muito gratificante dar ressonância a esse trabalho de Francisco Almeida, com seu expressivo mérito de ter defendido as boas causas e ter usado sua inteligência para combater o bom combate. Com a editoria do jornalista Fábio Mozart, com certeza as posições firmes e corajosas do Chico serão mantidas, guardadas as devidas proporções, mesmo porque, como disse a poeta Cora Coralina, “alguém deve rever, escrever e assinar os autos do Passado antes que o Tempo pare tudo a raso.”

Em resumo, achamos que Fábio Mozart presta um serviço cultural a Itabaiana, na medida em que torna conhecida a obra de Francisco Almeida, o que significa valorizar o que temos de melhor na nossa paisagem humana.

Respeitando o espírito que marcou o jornal “Evolução”, queremos acreditar que esta publicação é mais do que uma homenagem ao nosso Chico. É uma maneira de resistir à dilaceração cultural, tal a postura pedagógica e corajosa que assume o jornalista Fábio Mozart frente aos seus empreendimentos na minha cidade. A imprensa livre e receptiva aos novos talentos, o jornalismo independente e libertário agradecem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário