terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sistema corrompido




Meu computador deu pau, chamei um moço que entende do moído, ou pelo menos garante que se garante. Essas situações são assim meio velhacas, porque você não sabe se o cara está sendo honesto. Bastou dar a deixa de que eu era analfabeto de pai, mãe e merda de galinha no quesito eletrônica pra ele explicar que o sistema estava corrompido. “Ora, isso eu tou careca de saber!”. O rapaz de indisfarçável antipatia pôs-se a falar na sua língua técnica um monte de baboseiras, prometendo arrumar o equipamento depois de formatar. 

--- O senhor disse que não entende nada de informática, como sabe que o sistema está corrompido? – quis saber o boy, "filho" de Bill Gates.

Ele achou a resposta de um fino humor. Não sabia e ficou sabendo que em muitas cidadezinhas por esse país afora, o prefeito que assumiu quase caiu num buraco de 12 metros que havia no gabinete, outro foi acender a luz e não funcionou porque a energia da prefeitura foi cortada por falta de pagamento. Um prefeito não estava bem de barriga, foi dar uma defecada básica no sanitário da prefeitura e nem isso foi possível porque faltava o vaso! Levaram as panelas das creches, os computadores, as merendas dos meninos das escolas. Em muitas prefeituras, não existe arquivo algum. Em Juazeirinho, a prefeita que assumiu encontrou dois reais no cofre. 

Em São José dos Ramos, o prefeito encontrou carros quebrados, sem condição de rodar, incluindo as ambulâncias. Muitos não têm motor. Os documentos das cidades sumiram, em muitos lugares não se sabe nem quem são os servidores. O prefeito de Santo Amaro, em Sergipe, está despachando na praça da cidade. Seu adversário político, antes de deixar o poder, depredou totalmente a sede do poder municipal e os prédios das secretarias. 
 
Nessa situação, é apelar para o ofendido, que é o povo, afinal o dono de tudo. Mas esse povo apela para a ignorância, vota em ex-gestores de passado sujo, e tudo continua como antes na zorra total brasileira. Não tem lei de responsabilidade fiscal, não tem limites para os gatunos da chamada coisa pública. Intimorato e altivo, o Ministério Público abre as chamadas sindicâncias, acusa uns e outros de criminosos por causa da falta de responsabilidade, mas no fim da história os ex-prefeitos ratazanas saem pisando macio e com a certeza de que são mais malandros do que os outros. 

O sistema está totalmente corrompido. Como não estou disposto a discutir política, não irei dar as dicas de como seria possível formatar esse mesmo sistema. Só garanto que não se resolve chamando um técnico enrolão nem o cabo do destacamento. O boy morreu de rir do bestalhão aqui e suas analogias fajutas. Pode ser engraçado para o hacker de periferia, mas para o funcionário que deixou de receber seu salário e para a criança que ficou sem a merenda não é nada divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário