quarta-feira, 2 de janeiro de 2013




Dois assuntos da terrinha

Recebo carta de um amigo de Itabaiana, questionando a posição de vereadores do PSB que votaram contra a chapa do partido para a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Ele indaga se não seria o caso de se cassar o mandato desses vereadores por infidelidade partidária.

No meu entendimento, não é caso de cassação de mandato. A infidelidade partidária pode se manifestar de duas formas básicas: pode ocorrer infidelidade partidária quando um deputado, senador ou vereador vota de forma contrária ao decidido em reuniões de sua bancada partidária, alterando seu voto por conta própria e em detrimento ao quanto decidido pelos demais integrantes do partido, podendo sofrer sanções de natureza política desde que previstas em normas intrapartidárias, matéria interna corporis e a salvo de apreciações externas em respeito ao princípio da autonomia partidária. Essa situação não importa em perda do mandato parlamentar, vez que o infrator não migra para uma outra agremiação, tão somente desrespeitando a direção assumida pelo partido sobre a matéria a ser votada. No caso, os vereadores do PSB de Itabaiana não cometeram infidelidade partidária.

Outro assunto é o problema das drogas na cidade. Dizem que o consumo e tráfico de drogas chegou a um estágio que beira à catástrofe social. Em determinado bairro, mais de 40% dos moradores têm algum envolvimento com as drogas. É alarmante. Uma realidade palpável, concreta, brutal. Uma generalizada sensação de década perdida está tirando dos jovens o gosto de começar e, dos velhos, o prazer de viver em sua comunidade tomada pela violência e pela falta de perspectiva. 

Acho que é urgente uma campanha de combate a esse mal. Com coragem e determinação. É deixar de lado o apego ao poder temporal por parte das religiões, as futricas paroquias da política e o descaso do poder público e começar a discutir o problema.
Estamos começando nova fase na gestão municipal e está mais que na hora de encarar esse problema que está matando a pau a nossa juventude. Quem se habilita?


Nenhum comentário:

Postar um comentário