segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Adeildo Vieira ministrará curso de cinema em Itabaiana




Viver, ver e respirar cinema, essa é a intenção do projeto Paraíba Cine Senhor ao chegar a uma cidade do interior paraibano, com suas oficinas de cinematografia e seu desejo de espalhar noções da sétima arte a lugares do Estado que não tem tanto acesso a esse tipo de conhecimento. O projeto está chegando em Itabaiana, através do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com apoio da prefeitura local. O compositor Adeildo Vieira, natural da cidade, é um dos participantes do projeto, responsável pela oficina de trilhas sonoras. “Estou muito animado para trabalhar na minha terra com um projeto dessa magnitude numa cidade emblemática como Itabaiana, berço de um dos maiores documentaristas brasileiros, nosso Vladimir Carvalho”, afirmou Adeildo.

Na próxima sexta-feira (01), o coordenador do projeto Paraíba Cine Senhor, Orlando Júnior, estará em Itabaiana para apresentar o projeto à área educacional do município. O projeto será realizado no período de 7 a 21 de abril próximo, totalizando três semanas de transmissão de conhecimento audiovisual e mais videodocumentários feitos por alunos para seu histórico.

As oficinas ofertadas pelo projeto são: Noções de Cinema Brasileiro, A Ética no Audiovisual, Como Elaborar Projetos Audiovisuais, Fotografia para Cinema e Vídeo, Noções de Câmera, Maquiagem, Cinema e Problemática Social, Direito Autoral, Som, Introdução ao Audiovisual, Produção, Mini Mídias Digitais, Direção de Atores, Como Divulgar Meu Projeto na Mídia, Trilha Sonora, Continuidade, Direção de Arte e Figurino, Roteiro, Direção e Edição. Contando também com mostras de cinema brasileiro para escolas e uma mostra de cinema paraibano aberta ao público em geral.

O coordenador de audiovisual de Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, Rosival Silva, disse que o projeto será muito importante para Itabaiana, porque o Paraíba Cine Senhor também se preocupa com o social e a valorização da realidade local, por isso, todos os vídeos realizados pelos alunos das oficinas abordam um personagem ou fato da cidade, buscando enaltecer os valores locais e o respeito pela história regional.

Ouça o depoimento de Adeildo Vieira sobre o Projeto PARAÍBA CINE SENHOR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário