sábado, 20 de julho de 2013

Quem é o culpado por essa cena triste de nossa juventude perdida?



Rapazes e moças presos por envolvimento com drogas em Itabaiana


Com a palavra meu compadre poeta Edriano: “Nós somos loucos porque lutamos e acreditamos em dias melhores para nossa Itabaiana. Lamento por ver nos jornais fatos como este. Muitos eu conheço do tempo de escola, aí me bate uma saudade do campeonato juvenil. Não se usava drogas, pois havia seu Inácio, Joaci, Antonio Careca, Dedé, Luiz, Biu do Vasco, que incentivavam o esporte para a garotada. 
Havia futebol no Estádio Severino Paulino, tínhamos o teatro do GETI, as praças e a beira do rio para as brincadeiras, o cinema para o lazer. Hoje eu choro e sei agora a dor de cada mãe e a tristeza em seu coração. Políticos, ajudem nossa cultura, assim estarão ajudando nossa juventude a fugir do mundo das drogas. Muitos desses rapazes, amigos meus, que poderiam estar se formando, estão presos. Tudo poderia ser diferente se tivessem uma chance de ser criança, ser jovem e cidadãos.”

Josafá
Agora, meu depoimento a respeito do assunto. O Conselho Tutelar mandou um rapaz para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para desenvolver alguma atividade, na tentativa de afastá-lo da convivência barra pesada. Josafá chegou tímido, um menino que “saiu dos trilhos” da sociedade hipócrita, injusta e má, uma espécie de beija-flor de rapina apavorando os fariseus de toda espécie. Mas é apenas um rapaz doce, inteligente, trabalhador e sonhador. Quer uma chance para se firmar como gente antes que seu sonho agonize num leito de hospital, na cadeia ou na cova rasa.

Josafá quer aprender a tocar violão. Pegou-se com o professor Vital Alves, dedica-se ao instrumento para esquecer as facadas que levou, as brigas de rua e as “coisas erradas”. Não sabe ler, mas aprende as notas musicais com um método aritmético que Vital inventou só para ajudar o rapaz. Com paciência, Vital introduz Josafá no mundo da música. Uma boa alma comprou um violão para ele, que conduz o instrumento com orgulho, esquecendo as marcas da vida louca. 

Enquanto isso, outras dezenas de rapazes e moças esperam uma oportunidade de ter opção entre a foto de cima e a de Josafá. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar apresentou à Prefeitura um projeto de largo alcance nesse sentido. Há seis meses que esperamos um contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário