terça-feira, 12 de março de 2013

Site literário censura artigo de Fábio Mozart



Caro autor Fábio Mozart,

Informamos que seu texto intitulado "O racismo na doutrina espírita", publicado no Recanto das Letras, foi removido por estar em desacordo com nossa política editorial.

Por favor note que o Recanto das Letras não aceita a veiculação de conteúdos que ofendam, ameacem, persigam, assediem, difamem, prejudiquem, invadam a privacidade, ataquem indivíduos ou grupos étnicos, religiosos ou outros grupos específicos.

Caso você tenha outros conteúdos publicados no site Recanto das Letras que estejam em desacordo com nossa política editorial, por favor remova-os também.

Agradecemos a compreensão e a colaboração,


Respeitosamente,

Recanto das Letras
administracao@recantoda

O racismo na doutrina espírita

Allan Kardec, decodificador do Espiritismo, tinha ideias racistas. A Bíblia está também cheia de passagens racistas. As religiões, ao se considerarem superiores umas às outras, alimentam esse tipo de pensamento condenável sob todos os aspectos. Enfocando particularmente Allan Kardec, vejamos o que ele diz em seu livro “A Gênese: "O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso(sic!). Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados." (Allan Kardec, A Gênese, página 187.) Mas ele também considerava os negros e chineses, como os orientais de modo geral, raças inferiores. E os índios então, estavam na escala bem inferior, na lógica do Allan Kardec. No “Livro dos Espíritos” ele sentencia: "6 --Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126). 

Já a pergunta denota um certo racismo, pois supõe que uma criança hotentote, ainda que educada nas melhores escolas, não teria possibilidade natural de alcançar o nível de um cientista branco. Allan Kardec explicita seu racismo grosseiro na resposta que dá a essa pergunta, por ele mesmo feita: "Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, por que procurar fazê-lo cristão?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).

Na ótica dele, superior é o homem branco, caucasiano. Ele chega ao absurdo de duvidar que um selvagem pudesse ser um ser humano. Hitler aprovaria a doutrina racista de Allan Kardec. E olhem que a doutrina espírita de Kardec foi pretensamente revelada por "espíritos superiores". O racismo não consiste em achar ou não que um negro tenha alma ou possa se salvar, mas em considerar que as raças sejam essencialmente umas melhores do que as outras. Isto é, que uma pessoa, por ser negra, é necessariamente menos capaz ou de menos valor do que uma pessoa de raça branca. Esse pensamento monstruoso, falso e contrário à justiça e à caridade é um dos germes da Eugenia e do Nazismo.

F. Mozart


Nenhum comentário:

Postar um comentário