domingo, 10 de março de 2013

Fábio Mozart prepara biografia dos artistas de Itabaiana


Fábio Mozart (foto) está preparando o lançamento de um livro com cerca de 80 biografias que irão ajudar a contar a história da cultura de Itabaiana. O aposentado já catalogou a maioria dos nomes de artistas e escritores nascidos em Itabaiana ou radicados na terra de Zé da Luz desde criança, para poder encaminhar o material finalizado para a gráfica, a fim de publicar o livro “Artistas de Itabaiana”.

A obra terá patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba. “Trata-se de um trabalho voluntário em resgate da memória de um povo”, disse ele. O escritor ainda fez apelo para que as pessoas possam colaborar com informações sobre personalidades a ser lembradas. “Já catalogamos 80 nomes de artistas, desde o começo do século vinte até hoje, mas muitos nomes importantes estão de fora, porque não consegui os dados biográficos e fotos”, disse Mozart. Algumas das biografias já foram postadas pelo escritor no blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

O trabalho não pretende mostrar o cotidiano dos artistas e as peculiaridades de sua arte, apenas registrar a foto e breves dados biográficos. “Este projeto propõe sistematizar, organizar e divulgar os artistas populares, poetas e intelectuais que publicaram livros em Itabaiana, como um acervo facilitador da construção de um sentido de pertença, cidadania e auto-estima de artistas e comunidade itabaianense”, explicou Mozart. Para ele, o projeto, envolvendo os jovens monitores do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e a comunidade, se insere numa proposta mais ampla de responsabilidade social para a construção da cidadania, um dos objetivos do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário