sexta-feira, 29 de março de 2013

O teatro é sempre uma paixão, boa ou não

Jucinaldo Pereira – Pilatos – Jacinto Moreno, apóstolo João


O espetáculo é “Calvário”, dirigido por Roberto Cartaxo, encenado no Ponto Cem Réis, em João Pessoa. Meu compadre Jacinto Moreno está no elenco, fazendo o papel do apóstolo João. Não fui ver a peça porque tenho medo de sair à noite. O pessoal já pensa em realizar uma apresentação ao meio dia só para meu deleite.

Quer saber o que eu acho dessas peças sacras? Não vou falar nada do espetáculo promovido pela Prefeitura de João Pessoa porque não vi. Mas, no geral, contar a história do Jesus requer uma grande produção. Sem isso, e com atores amadores, a coisa beira o ridículo. As cenas hilárias em peças do tipo abundam nos livros de anedotas.

Quando eu dirigia o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, meu compadre Biu Penca Preta fazia, e mal, o papel de soldado romano. O Cristo era Rossi, um doidão que só pegou o papel por absoluta falta de atores. Jesus Cristo (Rossi), quando foi interpelado por Pilatos, este perguntou se era, de fato, o rei dos judeus, respondeu: “Meu reino não é deste mundo nem eu me chamo Raimundo.”  No entreato, Rossi implorou por um cigarro. Deram uma piola ao Jesus crucificado, o cigarro queimou a barba postiça, foi uma correria no camarim. Extinguiram o incêndio com a água da bacia de Pilatos. O público morria de rir. Essas coisas acontecem.

A apresentação da Paixão de Cristo comovia o povo de Itabaiana, menos o ateu Nabor Nunes. Vendo Biu Penca Preta cutucando o pobre do Rossi no papel de Jesus, Nabor perguntou a Zenito, só de gozação:

--- Quem é aquele barbudo que ta apanhando tanto?

--- É Jesus indo para o calvário – respondeu Zenito.

No ano seguinte, nova encenação. Nabor foi ver a peça e não resistiu:

--- Como é que esse tal de Jesus aguenta? Desde o ano passado que ta apanhando!

Meu compadre Jacinto está feliz com seu papel de apóstolo, mas sonha pegar papeis melhores. “Este ano não consegui ser mais que apóstolo, porém, no ano que vem talvez seja promovido a diabo”, acredita ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário