terça-feira, 5 de março de 2013

Prêmio Leonilla Almeida homenageia mulheres de terreiro através de Mariah Marques





A gerente operacional de Arte Popular da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Mariah Marques (foto), receberá o Prêmio Leonilla Almeida 2013 pela sua vida dedicada à luta contra a intolerância e o racismo, comprometida com a garantia da cidadania plena das comunidades tradicionais das religiões de matrizes africanas e indígenas e pela igualdade racial.

Mariah Marques é uma lutadora pela moral coletiva dos artistas populares e das religiões de terreiro na Paraíba, defendendo seu patrimônio material e imaterial e a sua dignidade e liberdade de culto. “Por isso, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar escolheu seu nome para essa singela homenagem”, explica Fábio Mozart, um dos coordenadores da entidade.

O Prêmio Leonilla Almeida é entregue todos os anos a um grupo de mulheres que se destacam na vida social e cultural, com ações em defesa da dignidade do ser humano.

Além de Mariah Marques, neste ano o Prêmio será concedido à professora Rose Luna, artesã Nevinha da Cerâmica, Margaret Bandeira e Márcia  Ribeiro (in memoriam).

Leonilla Almeida é uma itabaianense que lutou nos anos 30 por ideais socialistas e foi presa, juntamente com seu esposo Epifânio, pelo regime do Estado Novo de Getúlio Vargas. Confinada na Ilha Grande, Leonilla Almeida acabou como personagem do romance “Memórias do Cárcere”, de Graciliano Ramos.

Um comentário:

  1. Muito feliz,uma boa noticia lutadora e guerreira e uma homenagem merecida,alguém que trouxe tanta coisa para Paraíba e não foi reconhecida e nem aproveitada onde passou, parabéns a quem tirou proveito desta pessoa incrível,parabéns Chico Cesar por sua escolha para representa as os povos e Comunidades Tradicionais.

    ResponderExcluir