sábado, 23 de março de 2013

Ed Gonchá leva teatro nordestino às crianças de Gurinhém



Ed Gonchá com crianças em Gurinhém


O ator Ed Gonchá, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar (Itabaiana), esteve ministrando oficinas de teatro com base na literatura de cordel para crianças da rede pública de ensino de Gurinhém, no Espaço Nordeste do BNB daquela cidade, de 19 a 22 de março.

Gonchá baseia seu trabalho no teatro popular do Cavalo Marinho e seus cantos, danças e poesias. “Uma mistura perfeita para levar às crianças o gosto pelos conteúdos dos nossos folguedos populares, treinando as habilidades da dança e da representação”, explica o ator que é arte-educador com especialização em folclore nordestino. “Trabalhamos ainda com a profecia do Pajé Cauã, extraído do livro Lampião, seu tempo e seu reinado, de Frederico Bezerra Maciel”, disse Ed Gonchá. Esse trabalho já foi, inclusive, interpretado pelo grupo Cordel do Fogo Encantado.

Ed Gonchá é um artista itabaianense que busca seu espaço em outras cidades, já que em Itabaiana são poucas as oportunidades para desenvolver sua arte e ensinar às novas gerações a riqueza da cultura nordestina. 

Eu diria que a atual situação de nossa cultura é vexatória, humilhante, desprezível, cruel e discriminatória. Não entro em maiores detalhes para não melindrar alguns amigos que vivem das migalhas estatais. 

Parabéns a Ed Gonchá, um artista corajoso que não fica preso ao círculo do desprezo aos que fazem espetáculos de teatro, de dança, de música, publicam livros, dançam quadrilhas juninas, os povos de terreiros, os capoeiristas, os das artes plásticas e visuais, que de forma independente realizam seus trabalhos dentro de seus grupos artísticos, e até mesmo os que trabalham individualmente, sem nenhum estímulo do poder público.

Um comentário:

  1. Oi companheiro, tudo bem? Ainda lembro de tantas aventuras vividas em nossa terrinha. Poe exemplo: Levamos uma puta do la bordel pra cervejaria do carioca na rodoviaria, na época era a febre da cidade. E tantas outras aventuras etc...Sabe quem sou?

    ResponderExcluir