sábado, 3 de agosto de 2013

PONTO DE CULTURA CANTIGA DE NINAR



Projeto “Livro na feira” foi adiado, mas não descartado

Dalmo Oliveira e Cassia Fernandes

Levar literatura para a feira livre, com instalação de tenda da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, é a proposta do projeto “Livro na feira”, que pretende compartilhar obras literárias e mesclar culturas por meio da arte circense, musical, teatral e literária, além de fomentar o hábito da leitura entre a população. O projeto, proposta do Núcleo de Literatura do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, ainda não foi iniciado devido às dificuldades de infra-estrutura. Falta a tenda, transporte para os equipamentos e apoio para apresentação de artistas e grupos folclóricos, conforme informa Cássia Roque Fernandes, responsável pela biblioteca. Ela confirma que a ideia é chamar a atenção dos populares na feira livre de Itabaiana com apresentações de poetas populares, escritores, atores e outros artistas, e com isso ter sempre uma ação de caráter surpresa quinzenalmente, levando os visitantes a conhecer as obras expostas, trocar livros, tomar emprestado ou fazer doações.

Despertar o interesse para leitura, segundo a coordenadora do projeto, Cássia Roque, é o objetivo da ação, que poderá se estender às escolas, dependendo da receptividade da Secretaria de Educação do Município. “Pensamos em promover atividades lúdicas que transmitam um mundo de ideias e sonhos tendo como base o livro”, destaca.

O jornalista e poeta Dalmo Oliveira, produtor do programa “Alô comunidade”, da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares em João Pessoa, visitou a biblioteca Arnaud Costa e considera interessante a proposta do projeto, de interagir com a realidade local, levando autores de Itabaiana e região para lançar seus livros na feira, cantar suas músicas e declamar seus poemas. Segundo ele, o Poder Público local deveria abraçar o projeto e dar sustentação logística para viabilizá-lo.

Para os interessados em se voluntariar ou efetuar doações ao projeto ‘Livro na feira’, está disponível o número (83) 9926.7782 - ou pelo email pccn.itabaiana@gmail.com. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar localiza-se na Rua Coronel Firmino Rodrigues, 107, Itabaiana/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário