quinta-feira, 1 de agosto de 2013

“Louvando o que bem merece, deixa o que é ruim de lado”


A capa da nova edição do livro “Itabaiana – sua história, suas memórias” tem a autoria do Artur Anderson, um jovem valor na arte do web designe.


“Tou fazendo a louvação do que deve ser louvado” – Gilberto Gil em canção dos anos 70


André Malraux, romancista e político francês, declarou que a política ameaçava destruir a humanidade e que só a arte poderia mantê-la unida. “A arte é a religião moderna”, disse ele. Para o escritor, toda obra de arte, toda manifestação cultural revela uma vitória humana sobre as forças cegas do destino.

Digo isto para louvar as ações e atitudes do meu compadre Luciano Marinho, ocupante do cargo de Secretário de Cultura em Itabaiana do Norte. Sua posição elevada na administração do prefeito Antonio Carlos Melo Júnior representa uma distinção para este gestor. O rapaz é capacitado, bem intencionado e que se destaca pela disposição e persistência na conservação do patrimônio artístico e cultural da cidade, fundador e líder da Associação Memória Viva.

Ainda Malraux: “Como o homem não pode vencer a morte, resolve desafiá-la com toda sua força criativa”. E concretiza tal desiderato erguendo inspiradas obras de arte ou simplesmente dando condições para que isso flua diretamente para a consciência e o prazer dos contemporâneos, com o propósito de tornar perene a cultura dos ancestrais, sua história e sua arte, pela eternidade afora. Eis o propósito deste hábil mestre cuca itabaianense.

Dependendo materialmente dos recursos públicos para dirigir sua pasta, verbas essas escassas e até inexistentes, Luciano faz o que pode para manter o sonho de incentivar a criação intelectual e preservar nosso rico passado. Com apoio de instituições do Estado, vai lançar uma edição do famoso livro “Itabaiana – sua história, suas memórias”, de Sabiniano Maia, grande contributo para a memória da terra de Vladimir Carvalho.

Acredito no empenho de Luciano Marinho no sentido de desenvolver ações efetivas para a democratização e acesso à cultura, apoiando inclusive iniciativas como o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em busca de políticas públicas democráticas e populares, abrindo novos caminhos principalmente para nossa juventude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário