sábado, 10 de agosto de 2013

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar recebe estudantes da Escola João Fagundes de Oliveira


“Venho agradecer de público a bela e calorosa recepção que os estudantes e professores tivemos no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, nesta manhã de 9 de agosto de 2013. Ao poeta, cineasta, escritor, jornalista e ator Fábio Mozart, grato pelo acolhimento à Escola João Fagundes de Oliveira. Ficam aqui os meus agradecimentos e de todos que lá estiveram. Obrigado por dividir conosco um pouco da sua história e do seu trabalho.”

Professor Luiz Antonio Silva

Esta mensagem foi publicada no Facebook pelo professor Luiz Antonio, que esteve com a diretora Rose Luna e cerca de 35 alunos da Escola Estadual João Fagundes de Oliveira, educandário onde estudei na década de 1970 e que está prestando homenagem a este humilde escriba, na 2ª Mostra Cultural da 12ª Regional de Ensino. Os meninos e meninas foram ao Ponto de Cultura para conhecer o ambiente e fazer uma entrevista comigo. Aproveitei para convidar para a mostra de documentários itabaianenses que será realizada na noite deste sábado, 10 de agosto.

Eles queriam saber como foi que eu comecei a me interessar por literatura, sobre minha infância, os livros que publiquei, as ações culturais no teatro, na comunicação comunitária e até minha atuação no movimento sindicalista ferroviário. Eu disse aos estudantes que não sou exemplo pra ninguém, porque nunca gostei do estudo regular, tanto que nem terminei o segundo grau. No entanto, jamais deixei de estudar um dia sequer durante toda a vida, desde que li o primeiro livro, “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, um exemplar que encontrei no lixo, na beira do rio Paraíba, quando eu tinha nove anos de idade.

Contei aspectos da minha simples vida, de como fui andarilho pelo Norte/Nordeste afora e de como é fascinante o processo de criação de um poema na sinfonia do jogo de palavras que exercita a mente e acende luzes, enquanto procuramos a exatidão dos seus enigmas.

Gostei de conversar com a moçada e saber que entre eles tem gente que quer escrever poesia, outro gosta de pintar, aquele sonha em tocar um instrumento musical, ficando todos convidados para modular seus sonhos artísticos no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.


Na reunião, esteve presente o poeta Orlando Otávio, caminhante dessa procissão de criadores na terra de mestre Zé Leiteiro, o saudoso cacique de uma tribo que se retira melancolicamente do campo de luta, os caboclinhos, cultura de raiz que se extingue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário