quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dança de sonho


Reisado dos quilombolas de São Martins, no Piauí


Sonhei caminhando em verdes prados. Eu seguia por um campo de sonhos, boniteza de flores, morros, árvores frondosas. Não era agreste nem sertão. Só que eu estava perdido, quase nu, com frio e fome.

Cheguei numa vila entre as serras, povo atrasado, casinhas de taipa, bonitinhas, bem cuidadas. Gente na feira, acho que era. Um chafariz e uma discussão. O responsável pelo chafariz ficou nervoso e começou a cuspir sem parar. Eu continuava com frio, agora quase vestido, e cansado. Havia um fusquinha velho, sem portas. Sentei no banco da frente. Cabeça pedindo sono, corpo pedindo pão. Rumo ao nada, eu temia ter que dormir ao relento. Fui acordado pelo dono do carrinho amarrando umas tralhas em cima do bicho. Saí procurando saídas.

Entrei numa casa onde se brincava um teatro de bonecos de cordéis. Encantado fiquei com a manipulação dos bonecos e a intervenção de atores humanos. Coisa mágica mesmo. Os bonecos eram manejados por cordões no teto e no chão. Uma técnica que eu desconheço. Mergulhei nessa ilusão, sonhando que sonhava dominando tão singular capacidade de manipulação de fantoches.

Depois saí caminhando pelas ruazinhas, enquanto caía a noite e a chuva. Parei para ver um Reisado de crianças. Quando terminou a função, as pessoas fugiram com medo de mim. Ficaram três velhinhas de olhos e cabelos azuis.

--- Que cidade é esta? – perguntei.

--- É São Martins, Estado da Bahia – respondeu a mais velha das anciãs.

E o sonho ficou vazio. Antes, lembrei do meu compadre Zé Martins, eterno sindicalista de Mari. Acordei agora a pouco, peguei o computador e fui ver: encontrei uma rua São Martins em Feira de Santana, na Bahia, e em Natal, Rio Grande do Norte. Tem um cemitério São Martins em Bagé, no Rio Grande do Sul. Outra Rua São Martins fica localizada no bairro Marapicu, na cidade de Nova Iguaçu. Uma comunidade quilombola, na zona rural de Paulistana, no Piauí, também se chama São Martins. Lá se brinca o Reisado, “com o envolvimento dos moradores da comunidade e principalmente dos jovens quilombolas.” No sonho, as crianças do reisado eram brancas.

No Rio Grande do Norte tem a cidade serrana de Martins, “de belezas naturais ainda conservadas”.  Confere com o cenário do sonho.  

Enfim, vou ficar por aqui, desistindo de decifrar meu sonho. Só sei que vim de lá com essas impressões. Sonho é bom por isso. Leva-nos a outras temporalidades e enigmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário