quarta-feira, 4 de março de 2015

O artista passa o pandeiro e recolhe contribuições para sua obra.


Saúdo-vos, apresentando-vos os mais sinceros e cordiais protestos de meu acatamento e respeito para convosco.


Com esse preâmbulo antigo e respeitoso, quero me dirigir aos amigos e amigas que estão comprando meu livro “Laranja Romã” por antecipação. Os nomes de todos vocês serão impressos no próprio livro com nota de agradecimento. Será o primeiro livro do mundo que terá publicado a lista dos seus leitores.
Ontem, meu pai Arnaud Costa encomendou dez exemplares. Mesmo com problema na visão, o ex-leitor quer contribuir para disseminar poesia nesse mundaréu. Inspirado nos seus ensinamentos, tenho a convicção de que honestidade e amizade é a base de uma vida. Não me acusa a consciência de ter sido velhaco nesses sessenta anos de existência. Vou editar o livro e cumprir meu compromisso, com a certeza de que meus leitores preferenciais serão também corretos comigo.
Sobre a obra, não posso julgar sua natureza. Sou suspeitíssimo. Citando meu prefaciador, compadre Dalmo Oliveira: “Jornalista por paixão, poeta por precisão, Mozart é daquele tipo de intelectual que Antonio Gramsci batizou de “orgânico”. Traduzindo: o cara que constrói sua obra vivendo cada uma das suas reflexões. É o poeta participativo, comunitário, engajado. Ao contrário dos pomelos transgênicos que metaforiza no começo desse livro, Fábio é um fruto silvestre, melhorado geneticamente pelos séculos e séculos da cultura brasileira.
Portanto, me dê esse prazer de escrever seu nome na minha “Laranja-Romã”. Deixe seu nome e endereço no e-mail e pague R$ 20,00 apenas quando receber o livro autografado.
Saúde e fraternidade para minhas comadres e meus compadres!


Nenhum comentário:

Postar um comentário