quarta-feira, 11 de março de 2015

Estou decepcionado


Como todos sabem, eu ajudo a desenvolver um projeto cultural e educacional em Itabaiana, através do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Recentemente, o proprietário da casa onde temos nossa sede resolveu cancelar o contrato, pediu o espaço para morar. Coloquei anúncio no Facebook, para locar outro prédio. O professor Chiquinho Amâncio respondeu ao anúncio, oferecendo uma escola desativada para alugar. Fomos ver o prédio, ideal para os trabalhos do Ponto. No dia seguinte, Chiquinho manda dizer que desistiu de alugar o espaço, porque vai consertar e alugar para cursinhos.
Confesso que estou na fase do D: decepcionado, desapontado, desiludido e desesperançado. Já estava sonhando com o pátio lá do ambiente, para armar nossa tenda e botar Wi-fi através de projeto com a Associação Brasileira de Internet Comunitária e atrair jovens que teriam nossa biblioteca e seus projetos de incentivo à leitura, além de um museu iconográfico que também faz parte dos planos do Ponto. Tudo isso para as pessoas usarem gratuitamente, porque nosso objetivo é oferecer um espaço para que as pessoas possam aprender, criar e compartilhar.
Meu amigo professor Chiquinho Amâncio, não temos nenhuma irritação com sua pessoa, a casa é sua, faz dela o que quer. Permita-me, entretanto, fazer uma ligeira reflexão sobre o episódio: você foi quem ofereceu o prédio, ficamos de acertar os detalhes no dia seguinte; se houve desistência, acho que pintou uma interferência de fora. Alguém, não sei quem (isso é minha conjectura pessoal), aconselhou você  a não alugar o prédio, por motivos que eu não posso dizer aqui, mas desconfio.
Lembro que, em 1988, aluguei uma sala para ser a redação do jornal “Alvorada” e sede do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. Picharam a porta da nossa sede: “Jornal de comunista e teatro de veados”. No dia seguinte, o proprietário pediu para rescindir o contrato de locação. Fiquei, como hoje, profundamente desgostoso. Entretanto, continuei a realizar o trabalho, baseado na ideia de que o bullyng social faz parte na trajetória de quem caminha na contramão dessa sociedade hipócrita, parva, obtusa e preconceituosa.

O porvindouro nos espera com suas verdades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário