terça-feira, 18 de junho de 2013

São João do Rio do Peixe se candidata para sediar encontro estadual de pontos de cultura na Paraíba



Fábio Mozart (de chapéu) representou o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana


A cidade de São João do Rio do Peixe, no sertão paraibano, poderá sediar a TEIA 2013, o grande encontro dos 54 pontos de cultura em atividade na Paraíba, que deverá acontecer em outubro próximo.  As outras cidades candidatas são Campina Grande e Sousa. A pré-escolha das cidades foi feita em reunião dos representantes dos pontos na Secretaria de Cultura do Estado, na manhã desta segunda-feira (17).  As cidades interessadas ficaram de levantar informações sobre equipamentos, demandas da comunidade, recursos humanos, parcerias e demais infra-estruturas para a realização do evento, dados que serão apreciados em reunião marcada para 4 de julho próximo. 

São João do Rio do Peixe fica localizada na região de Cajazeiras, com cerca de 17 mil habitantes, onde funciona o Ponto de Cultura da APAE, anexo ao Memorial Mesa de Pedra, coordenado por Nivaldo Amador. 

A TEIA é o Encontro das Redes e a Mostra Artística dos Pontos de Cultura. Na reunião, Pedro Daniel de Carli Santos, Gerente Executivo de Articulação Cultural da Secretaria Estadual de Cultira, informou que está sendo disponibilizado o valor de R$ 230 mil reais para a execução do projeto da TEIA 2013, oriundo da conta de rendimento da verba do Ministério da Cultura para os pontos de cultura conveniados com o Estado. O último encontro dos pontos de cultura da Paraíba aconteceu em 2011, na cidade de Areia.  

Na reunião, vários pontistas reclamaram da falta de apoio de suas respectivas prefeituras aos trabalhos dos Pontos. Cacau, do Ponto de Cultura Estação Cultura, de Sousa, disse que os prefeitos deveriam estar mais perto das ações dos pontos. “Em Sousa, o prefeito atual nem conhece o espaço físico do Ponto de Cultura”, lamentou. Ele afirmou ainda que é importante investir em oficinas, principalmente na área de comunicação, tendo o Gerente Executivo Pedro Daniel salientado o trabalho que é feito no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, como excelente no tocante à divulgação das ações. 

Pontistas reunidos na Secretaria de Cultura (Foto: Hipólito Lucena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário