segunda-feira, 24 de junho de 2013

ETC & ETC




JOÃO DA JUVENTUDE

Morreu ontem meu amigo João da Juventude. Seu João morreu na véspera do dia de São João, ele que gostava tanto de dançar, exímio pé-de-valsa, um homem bondoso, estimado pela comunidade. Quando eu era garoto, ele me emprestava gibis de sua banca de revistas, porque eu não tinha dinheiro pra comprar. Calmo, paciente, seu João passou os últimos anos de sua vida convivendo com uma doença degenerativa que lhe tirava a memória aos poucos. Agora está no remanso da paz eterna. 


DR. VILINHO

Ontem foi o aniversário do Dr. Marcos William, Vilinho para os íntimos, juiz de direito e menestrel nas horas vagas. Esse cidadão de chapéu de couro, parente de Sivuca e grande seresteiro. Advogou com meu pai Arnaud Costa. Grande tribuno e excelente escritor. 


CHICO DO DOCE

Esse é meu compadre Chico do Doce, mestre do babau já falecido. Trabalhei com ele na Rede Ferroviária, e com ele brinquei babau. Nas noites de São João, Chico do Doce armava sua tenda na Rua das Flores e botava os bonecos pra dançar forró até o Cabo Setenta chegar com seus meganhas e acabar com a festa no cacete. Mas Benedito pegava Maria Timbufu e começava o forró de novo, depois de meter o pau na polícia. Pelo menos na fantasia do teatro popular, um negro se vingava do poder armado da classe dominante, para delírio dos beneditos e marias da platéia. 


MUTIRÃO DA CULTURA

Essa é Andréia do Monte, uma moça que mora em Pilar. Visitou o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e ficou encantada com o projeto. Desse encanto nasceu a ideia de ajudar. Juntou os amigos, professores da Escola Estadual José Lins do Rego, e compraram 12 sacos de tinta para pintar o prédio. O esforço desinteressado desse pessoal muito nos anima a continuar mantendo o projeto, apesar das dificuldades. Vamos fazer um mutirão no próximo sábado, para pintar as paredes e consertar a sala da biblioteca. Vem gente de Pilar para auxiliar na solução desses probleminhas estruturais. Nobre gesto desse pessoal. Vou logo adiantando que amanhã é o Dia Internacional da Mulher Negra. Vai minha homenagem a Andréia, mulher negra bonita, inteligente e altruística. 


DE SACO CHEIO

O governo é caro, mas não presta. Pelo e-mail da CBN, um ouvinte conta que foi ontem à Secretaria municipal de Saúde tirar a carteira para atendimento no SUS. Não deu, o sistema estava fora do ar. Na fila, comentaram que estava assim havia quatro dias. Cidadão zeloso, nosso ouvinte ligou para o 136, ouvidoria do SUS, onde obteve a informação de que... o sistema estava fora do ar. Por essas e outras, o povo foi pra rua. (Carlos Alberto Sardenberg)


CACHORRO CORRENDO ATRÁS DO CARRO

Ninguém tem a menor ideia de como será o desfecho e qual será o saldo dos protestos de rua atuais. Nem os próprios manifestantes. É natural que seja assim. Em geral, as pessoas só sabem o que não querem, mas não o que querem. Hoje, quem marcha pelas cidades brasileiras ao cair da tarde rejeita os partidos, os políticos, a corrupção. É contra quase tudo. Só não dizem exatamente o que colocar no lugar. (Fernando Rodrigues)

PEGA NA MENTIRA

Samuka Duarte faz imagem de cima de prédio e diz ter heicóptero. "Armaria, num pode mais nem mentir! Nãm".


DIA DO CABOCLO

Além de ser dia de comemorar São João, hoje também é o dia do caboclo, conforme diz aqui a folhinha eletrônica. O caboclo ou mameluco vem da mistura de índico com branco. A maior parte da população brasileira é cabocla, embora quase ninguém saiba de sua origem nativa. O colonizador europeu vinha para o Brasil sozinho e aqui emprenhava as índias. Somos todos descendentes de índios ou africanos. Portanto, madame, esse seu racismo idiota é ridículo e prova de sua ignorância.


EM UM SÃO JOÃO QUALQUER NOS ANOS 90

Eu estava tomando cerveja com meu compadre Chapéu, de Mari, um cara de natureza postal remetido ao limbo por um AVC fulminante. Gostava de construir amizades com seu perene humor.


ARRAIAL DA SOLIDARIEDADE

Em outro São João, estava eu comendo pratos à base de milho na casa de dona Benedita, na cidade de Mari. Benedita morreu de câncer porque as verbas para as pesquisas vão para as forças armadas ou as armações corruptas governamentais. Era católica praticante, lia e venerava a Bíblia fascista onde a mulher é mostrada de forma perversa, sempre subjugada ao homem. Foi uma guerreira pelo bem comum, vida oferecida em sacrifício à cooperação com os mais humildes. Uma santa mulher que lutava por um mundo melhor para todos e não apenas para si e seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário