domingo, 2 de junho de 2013

Blogueiro de Itabaiana denuncia hospital por omissão de socorro




Tenho um amiguinho em Itabaiana que abriu seu blog, como é moda fazê-lo, para brincar de jornalista, poeta e filósofo.  Sim, e para ser paparazzo de si mesmo.  Este meu coleguinha é um rapaz muito inteligente, artista de talento que um dia vai ser reconhecido, uma figura, enfim, que nos dá esperanças na hora de imaginar como vai ser o Brasil daqui para uns anos, com essa juventude tão alienada. Ele não é um ser alienado.  Tem uma ótima capacidade de criar raciocínios independentes e originais, apesar de sua pouca idade.

 Antes de falar sobre o blog do meu amiguinho, e aproveitando a deixa da palavra alienação, cito aqui frase do poeta Lau Siqueira: “Quando vejo algumas programações musicais do São João na Paraíba percebo que alguns gestores querem agradar o povo com veneno.” 

Voltando ao tema desta croniqueta, leio no blog do meu amigo a seguinte matéria:
“Mais uma grave denúncia contra o Hospital Regional de Itabaiana dá conta de que uma jovem grávida de nove meses foi levada ao hospital. Ela chegou se queixando de fortes dores, mas o médico de plantão alegou que não poderia atender à mesma pelo simples fato de que ela não havia feito a ficha. O esposo da paciente alugou um carro e levou sua mulher para João Pessoa. Nas proximidades de Cajá, a gestante entrou em trabalho de parto dentro do veículo. Ainda bem que o bebê e a sua mãe não tiveram nenhum problema. Trata-se de caso lamentável de omissão de socorro, são pessoas do tipo desse médico que acabam com a credibilidade do serviço público”.

Louvável a atitude do companheirinho de dar publicidade a um fato dessa gravidade. Valeu o repúdio. Entretanto, na esfera da informação jornalística, sua matéria é um vácuo geral. Faltaram informações básicas: quem é o médico, qual o nome da parturiente? Quem é seu esposo? Quando isso aconteceu? Alguém foi ouvido sobre o fato relatado? 

Ressaltem-se os altos níveis de liberdade de expressão alcançados com o advento da internet. Jornalista, blogueiro, jornalista amador ou até mesmo “postante” (do inglês, Post), isso não importa, o que vale é escrever! Mas, fica aqui uma dica aos coleguinhas que postam notícias: dar uma olhadinha em algum manual básico de jornalismo.

Sim, antes que esqueça, o colega de Itabaiana chama-se Lucas Martins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário