sábado, 20 de abril de 2013

TIJOLINHOS DO MOZART


BOI DE CARNAVAL

Bumba meu boi é patrimônio imaterial de Itabaiana. O boi de carnaval é um dos principais personagens dos folguedos nordestinos, brincadeira que em Itabaiana tem uma forte tradição.  Em maio, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai promover o 1º Festival de Bois de Carnaval de Itabaiana, comemorando o aniversário da cidade.





CRIME HEDIONDO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil vai propor ao relator do Projeto de Lei 41/13, senador Pedro Taques (PDT-MT), que inclua entre os crimes hediondos os homicídios cometidos contra advogados no exercício da profissão. Vou pedir à federação dos aposentados que proponha inclusão entre crimes hediondos o assassinato lento e gradual dos aposentados, que têm seus vencimentos diminuídos ano a ano.

OUTRO CRIME

Querem voltar a extrair areia do rio Paraíba. O negócio rende muito dinheiro para empresários e intermediários. “Dinheiro que ergue e destrói coisas belas” fala mais alto do que os interesses da própria vida. O rio Paraíba é um dos maiores potenciais de recursos hídricos da Paraíba.

VOLTA AO PASSADO

No município de Itabaiana, lei de autoria do ex-vereador Pedro José da Silva, aprovada pela Câmara local, proibiu essa atividade potencialmente degradadora. Segundo comentários nos meios políticos e comunicacionais da cidade, a administração pública pretende revogar a lei, concedendo nova licença para legalizar a atividade de lavra da areia no leito do rio.

TEATRO

Dizem que o teatro nasceu na Grécia, mas o que nasceu na Grécia foi o teatro grego, porque tudo quanto era comunidade tinha seu teatro. Os índios do Brasil faziam teatro antes de Cabral chegar aqui e lascar tudo. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai realizar curso de teatro para iniciantes. O curso é grátis e quem se interessar liga para meu telefone móvel: 9926.7782.

ABRIL

“Abril é o mais cruel dos meses, germinando lilases na terra morta, misturando lembranças e desejos, excitando com chuva primaveral a tórpida raiz”. T. S. Eliot, poeta americano.

O BICHO VOLTOU

O bicho está de volta e soltando fogo pela venta e pela bunda. É o dragão da inflação. Meu salário de aposentado há muito aposentou o costume de comprar carne “verde” no mercado. Não tem como. O jeito é ir se virando com sardinha e asa de galinha atômica, aquela que é criada com hormônios destruidores de nossas defesas orgânicas e causadores da epidemia de pau mole verificada na raça de velhos da modernidade.

EMPREGADA

Comentário de Zefinha Boca de Tabaco, “secretária do lar”, sobre a grita da classe média diante da obrigatoriedade de assinar carteira e respeitar os direitos trabalhistas das domésticas: “Tem empregada quem pode. Não quer pagar, vai pra cozinha, porra!”.

MESTRE CHARLES

Pegado parede-e-meia com a minha casa mora um mestre de Boi de Reis, o Mestre Charles Brown e seu Boi Ecológico. Ele é quem vai dar oficina de boi de carnaval em Itabaiana próximo mês, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Quem paga as passagens, a merenda e as diárias do mestre é o Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura do Estado.

DO BLOG DE FÁBIO BRAGA

“Li por estes dias que um chinês deu entrada no hospital com um enguia enfiada nos fundos e que a dita-cuja entrou lá por intermédio do paciente, após ele assistir uma cena de filme pornô aonde outro cabra deu a ideia. (no mínimo era filme de chinês porque eles lá traçam tudo!). O pobre animal morreu poucos minutos depois da extração e agora o chinês vai ser processado por crueldade com os animais. Se ele tivesse enfiado outro chinês, o governo ia agradecer por ter tirado de circulação uma boca a ser alimentada, mas enguia é comida rapaz, tá pensando o que?”

A RALÉ DO FUTEBOL

Dedé beijando a camisa do Cruzeiro após sair do Vasco. O Vasquinho gastando o dinheiro da venda, antes mesmo de fechar o negócio que foi impedido pela Fazenda Nacional. Tudo isso é Brasil da hipocrisia, malandragem e incompetência. Falta seriedade naquilo que temos de mais sagrado que é o futebol. Na Paraíba, Rosilene Gomes consegue melar a Copa do Brasil, para escárnio nacional. O Coritiba veio jogar contra o Sousa e perdeu a viagem. Neymar, aquele moleque de Santos, chamou os jogadores do Flamengo do Piauí de “paraíbas”. Paraíba no Sul é sinônimo de paroara, que em nordestinês significa abestalhado, sem noção, incivilizado. Esse Neymar desrespeita os paraibanos por falta de caráter e por desinformação.
  

Um comentário:

  1. Oi Fabio: Concordo: Crime Hediondo é o que estão fazendo com os aposentados. Três por cento ( 3%) em cima do padrão quando esse, em geral, é baixo, é delito contra o inativo. Isto vem acontecendo aqui na Paraíba e não há para quem se apelar. Se o funcionário tiver uma gratificação o aumento é tirado dela, até zerar. O Presidente Lula ao assumir encaminhou para os governos estaduais uma circular sugerindo que ao Estatuto Estadual dos Funcionários Públicos fosse copiado do Federal, ressalvadas as conveniências locais, que tirou todas as vantagens conseguidas até então. O governador Cassio foi mais real do que o rei, e castrou até os direitos adquiridos. Ele está cada dia mais rico e o funcionalismo cada dia mais pobre. Assim se faz neste país.

    ResponderExcluir