quarta-feira, 17 de abril de 2013

TIJOLINHOS DO MOZART


REGENTE

Esse Vital Alves é o cara! Vai lançar o espetáculo musical “Vitalidade” no dia 10 de maio, no Sebo Cultural em João Pessoa, no lançamento do livro “Fatos pitorescos do futebol”, de Arnaud Costa. Agora, está sendo cotado para assumir a regência do coral da Secretaria de Educação do estado, na 12ª Região. No Ponto de Cultura Cantiga de Ninar já formou diversos músicos, entre eles o Marlen Silva, um violonista excepcional cujo talento foi lapidado por Vital.

VIDAS PERDIDAS

Encontrei com amigo de infância que me despertou mais ainda o sentimendo de mortalidade e de precariedade desta vida velha. O cara era uma pessoa brilhante, líder de nossa turma de pré-adolescentes em Itabaiana, chefe do time de futebol e mentor de nossas aventuras. Terminou um curso superior para orgulho da família pobre, mas tornou-se alcoólico. Hoje, vive pelas ruas, flagelado, desligado do mundo. Certo dia,quando o então deputado Fernando Melo mandava e desmandava na região, designou esse meu amigo para ser delegado de Salgado de São Félix. Recusando o cargo, ele foi sincero: “Doutor, se eu for delegado de Salgado de  São Félix, o primeiro que eu mando prender sou eu mesmo”.

LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS

“A liberdade de imprensa permite, inclusive, que a imprensa seja calada pela força da grana. A tal grana que ergue e destrói coisas belas. Tem silêncio que custa muito caro. Mas, quem paga a conta é o povo. No caso, paga duas vezes: para para o silêncio e paga pelo silêncio.” (Lau Siqueira)


ESCOLA

O vereador Durval Ferreira, Presidente da Câmara de João Pessoa, faz escola. Imitando o mestre, o vereador Wellingson Chaves, de Itabaiana, também vai adiantar sua reeleição para o cargo de Presidente da Mesa. Mas isso é a democracia. Se dez vereadores votaram a favor da proposta, está devidamente legitimada. O povo não se importa nem um pouco com essas manobras.

OFICIAL

Agora é oficial. Ontem saiu no Diário Oficial da Paraíba a concessão de patrocínio para meu livro “Artistas de Itabaiana”, pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura do Estado. Vou então me concentrar na organização da obra, sem atropelar meus compromissos com outras tarefas igualmente urgentes. É ruim ter que administrar o tempo quando você não possui esse hábito. Mas vamos à luta.

EDUCAÇÃO

“A educação não resolve todos os problemas. Mas, sem ela será muito difícil de resolvê-los'. O grande educador Paulo Freire gostava de ressaltar esse papel fundamental da educação. Só os governos no Brasil parecem não perceber o óbvio. Mas, governo no Brasil é sinônimo de corrupção. Logo, educação não é uma prioridade. Pois, se o povo for educado, os corruptos vão terminar presos.” – (Ivaldo Gomes no Facebook)

LUTA NO CAMPO

Hoje, 17 de abril, é Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo. Minha homenagem ao saudoso seu Nilton, bravo guerreiro pela reforma agrária na região de Mari/Sapé, que morreu emboscado. Salve as mulheres lutadoras do campo na pessoa de Eva Vilma, do Assentamento Tiradentes em Mari. Salve Biu Pacatuba, primeiro presidente das Ligas Camponesas de Sapé, personagem do meu cordel que ganhou o Prêmio Patativa de Assaré do Ministério da Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário