sábado, 8 de fevereiro de 2014

Leão na jaula da TV improviso


São remotas as chances deste velho Leão aparecer na telinha, no programa “Alô comunidade na TV” que a turma da Rádio Zumbi quer produzir para passar nas televisões públicas daqui da Paraíba do Norte. Na improvisação da equipe, fiquei sendo o diretor, que é aquele cara que fica dando ordens pra lá e pra cá, fingindo entender do riscado. Stanislaw Ponte Preta, inimigo declarado da TV, já dizia: “na televisão brasileira, o sujeito que não sabe fazer nada acaba sendo diretor.”

Segunda-feira, portanto amanhã, é meu teste de fogo. A equipe vai a Pilar tentar fazer umas reportagens com um boi de carnaval, um locutor de rádio de pilha, um boi tungão e um mata-mosquitos. Os inconsequentes membros da tal equipe de televisão feita nas coxas não fizeram nenhuma reunião de pauta, acreditam no jeitinho brasileirinho e malandrinho de resolver os pepinos de última hora, como a falta de bateria para a câmera ou a ausência de um ou outro componente da troupe, que nas segundas-feiras é comum algum de nós quedar-se abatido por uma ressaca aparentemente incurável.

Meu compadre Beto Palhano figura na ficha técnica como contra-regra, pelo único motivo do mesmo ser contra qualquer coisa. Marcos Veloso é o cinegrafista, devidamente paramentado com seu capacete anti-rojão que ninguém sabe do destino. Pode ser que alguém queira imitar os manifestantes de São Paulo e tacar fogo na cabeça do cara da câmera, que vocês sabem o espírito de imitação do brasileiro. Dalmo Oliveira trabalha de repórter, sendo o único da turma com diploma de jornalista que sabe falar e escrever, um fenômeno.

Certamente não vamos engrossar os relatórios do IBOPE com esse programa, mesmo porque as TVs onde teremos espaço são menos vistas do que orelha de freira. Mas que vai ser bom, isso vai. Fazer um programa de TV artesanal, com liberdade para, por exemplo, botar meu considerado locutor Sílvio Lixo pra falar um monte de besteiras enquanto Jacinto Moreno faz a mágica dele de fabricar cinema sem dinheiro, inconsequência bastante para assumir o posto de produtor do programa.

Nossa reunião de pauta está marcada para este domingo no Bar “Sonho das 1.001 moscas”, na latrina pública geral e irrestrita que atende por mercado público do Geisel, com licença da palavra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário