domingo, 23 de fevereiro de 2014

Descobri mais um poeta itabaianense

Marcus Alves
 Caros leitores e caríssimas leitoras, eu confesso que estou enrolado na organização do lançamento do livro “Artistas de Itabaiana” que sai sob os auspícios do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba. Um pouco porque não domino todas as etapas da produção de um livro, preciso da ajuda de outras pessoas, profissionais de diagramação, capistas, revisores e da disponibilidade da gráfica. Mas, entretanto porém e todavia, a coisa está indo, a bola vai acabar no fundo da rede que esse gol eu não perco. Meu compadre Luciano Marinho já colocou à disposição seu salão de recepções em Itabaiana para a solenidade de lançamento, que não será solene como se entende que seja um evento desses. Nada de formalidades que não faz parte do meu estilo.

Em matéria de lançamento de livro à distância, o campeão é meu compadre Agenor Otávio, autor da façanha de vender quase 500 livros de porta em porta na cidade Itabaiana do Norte. Eu não tenho esse talento, essa técnica de Testemunha de Jeová, aliás, nem gosto de vender livro que é mercadoria sagrada feito hóstia consagrada, vá desculpando a heresia.

Meu livrinho servirá para eternizar as pessoas que nasceram nesta terra, ou aqui se estabeleceram, deixando qualquer legado de arte e cultura. São mais de cem biografias, entre elas do poeta Marcus Alves, até recentemente Secretário de Comunicação da Prefeitura da capital da Parahyba do Norte. Eu soube que Marcus é itabaianense durante entrevista que fizemos com o dito cujo no programa radiofônico “Alô comunidade”. Pois o poeta mandou uma mensagem semana passada nos seguintes termos: “Fábio, gostaria de saber se você topa organizar o lançamento do meu livro “Arqueologia” aí em nossa Itabaiana. Vamos pensar isso? Marcus Alves.” Foi aí que liguei pra ele e lancei a proposta de um lançamento conjunto. Tudo indica que vamos marcar esse gol literário juntos, em nossa terra.

Fui ver do que se trata, descobri que o livro de Marcus Alves é coisa de fino trato e do mais alto teor. Assim entende um crítico literário do Correio da Paraíba: “Uma leitura capaz de despertar os sentimentos, aguçar os sentidos e trazer à tona emoções adormecidas. Assim é o livro Arqueologia, o mais recente trabalho do jornalista e escritor Marcus Alves, publicado pela editora Moura Ramos. A coletânea de poemas trata de temas do cotidiano e exibe detalhes rotineiros que passariam despercebidos se não fossem os olhares encantados e perspicazes de um jornalista que foi buscar nos sentimentos da humanidade inspiração para se tornar poeta. Portanto, é mais um poeta de Itabaiana que temos o dever de abraçar e recepcionar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário