terça-feira, 26 de maio de 2015

“Itabaiana – Ao redor do sol”

"Itabaiana - Ao redor do sol" - Acrílico sobre tela, de Otto Cavalcanti

Esta tela de Otto Cavalcanti está no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, junto com mais 22 quadros do artista. É nossa meta realizar exposição da obra de Otto, mas faltam as molduras para as telas.

A prefeitura de Itabaiana informou que não tem como contribuir para esse projeto. Fomos à Fundação Espaço Cultural, falamos com Edilson Parra, do Setor de Artes Visuais. Ele disse que a ordem lá também é contenção de despesas, mas vai ver se arruma umas lasquinhas de madeira para construir as telas para os quadros de Otto Cavalcanti, um dos maiores artistas plásticos da Paraíba, nascido em Itabaiana, hoje radicado na Espanha.

A cidade completa hoje 124 anos de emancipação política. Sua vida administrativa vem sendo castigada nas últimas décadas por uma série de gestões atrapalhadas, incompetentes e desastrosas. O problema é sério e está longe de ser resolvido, porque o debate na cidade é sobre ficar com o vermelho ou azul, igual às lapinhas de antigamente. Nesse pastoril profano, desumano e safado, já se vão mais de 20 anos de atraso.

O pintor Otto Cavalcanti deveria ser matéria obrigatória nos bancos escolares de sua terra natal, pela importância dele no cenário artístico do país e do mundo. No entanto, é simplesmente ignorado, atitude condizente com nosso grau de civilização e educação.   









Nenhum comentário:

Postar um comentário