sábado, 9 de novembro de 2013

Puluca, o homem que enganou o santo


Puluca foi eleito prefeito de Salgado de São Felix e parecia um político com carreira muito promissora. O nome dele é Apolinário dos Anjos, mas os demônios começaram a conspirar contra sua administração. 

Mandou colocar uma estátua de São Félix Cantalice na praça e correu um boato na cidade de que ele não havia feito o pagamento ao escultor. Este, com muita razão, tinha comparecido na prefeitura para cobrar o pagamento.

Inventaram então um boato na cidade que todos os moradores deveriam contribuir com um real para pagar a obra de arte, porque o escultor havia dito que se não fosse um filho de Deus, iria quebrar a peça a marteladas. Como respeitava o santo, voltaria em noite incerta para arrancar o monumento com um guincho e levaria para outro lugar onde cultuassem aquele vistoso santo.

Puluca através da sua ABIN particular, soube que o difusor do boato seria um tal de Nôia, pessoa muito querida na cidade. 

Imediatamente mandou bater uma portaria, transferindo o servidor municipal - Nôia é servidor estável - para a função de vigia noturno da praça, o que é vedado pelo estatuto do servidor e pelos princípios da administração pública, com apoio na Constituição Federal.

Em mandado de segurança, o Juiz de Itabaiana, Dr. Meales, concedeu uma liminar mandando o prefeito revogar o ato.

Até hoje São Félix se encontra no mesmo local e ninguém sabe quem pagou a conta.

Alguns dizem que foi Adaurio que emprestou o dinheiro.

Em recompensa, São Félix deu um agrado a Adaurio: a prefeitura de Salgado, sem precisar do homem gastar um centavo na campanha...


Américo Gomes de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário