segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Eu e Dorinha trocando ideias



Lembra de Dorinha? Aquela moça que trabalhou no Escritório de Advocacia Dr. Sobral Pinto, dos advogados Arnaud Costa e Josué Oliveira. Faz parte do nosso pequeno mundo itabaianense com suas mazelas e seus encantos provincianos de que tanto se ufana quem está longe. Já os próximos, exercem seu direito de esbravejar contra sua própria história e sociologia.

Lembra do caso da secretária do padre? Dorinha foi personagem principal, no testemunho de virtuais fofoqueiros, transmitindo fatos e lendas do mais legítimo boato, histórias mal contadas, fuxicos sem procedência, mas como repercutiu no Facebook, o mundo tomou conhecimento dessas crônicas de lances sentimentais, erótico virginais e sacerdotais. Os nossos pagos natais são abundantes dessa matéria feita de informações não oficiais que trafegam nas bocas e ouvidos, suposições quase sempre desleais, mexericos e outras rimas em ais. Eu aqui faço História. Quem faz História não se  distrai com fofocas, mas entretanto porém  todavia, o fazer História por um lado também é dominar certos segredos de alcova e sacristia, de salões nobres e de camarinhas, descobrir seus aspectos sigilosos e interpretar as suas intenções, seus meneios culturais segundo uma perspectiva evolutiva.

Lembra do rebu que deu a demissão de Dorinha do cargo de secretária da igreja católica apostólica romana itabaianense? No meu dever de fazer as relações entre os homens, incluindo as mulheres, porque História é uma iniciativa humana, colecionei diversas manifestações de internautas a respeito do episódio. Encontrei minha amiga Dorinha que é como se fosse da família. Perguntou pelo meu pai, minha mãe e meus irmãos. Disse que tinha saudade do tempo do escritório de advocacia, que hoje trabalha em um cartório e vive sua vidinha de moça recatada e tranquila. Não disse nada sobre a demissão da igreja nem lhe foi perguntado. Talvez o caso tenha lhe causado fortes comoções. Não quer voltar ao assunto.

Algumas pérolas de minha coleção sobre o drama “Por que demitiram Dorinha?”

Uma só pergunta ecoa
Em nossa amada terrinha:
Por que sendo ela tão boa
Demitiram a Dorinha?

Dorinha foi secretária
Da paróquia do lugar,
Mas o padre, de repente,
Resolveu modificar

Botou uma moça bela
Linda, jovem, sensual,
Demitiu dona Dorinha
Beata tradicional.

Poeminha de um que se intitula Silva Júnior

Profissionais honestos e qualificados como dona Dorinha não se encontram nos supermercados. Uma vida dedicada à igreja e à comunidade itabaianense. Receba meu carinho e solidariedade, dona Dorinha – Padre Erismar, de Roma – Itália.

Gente, vocês que criticam o padre porque ele tirou Dorinha, procurem outras igrejas ou frequentem as religiões evangélicas. – Um alguém

Itabaiana é uma terra de lobo mal, por isso ele demitiu Dorinha – Cláudia.

Os católicos vivem tristes e com medo do padre que persegue, que prega uma coisa e faz outra. Contratou uma pessoa que não vive na igreja e agora as senhoras casadas estão com medo dos seus maridos se desencaminharem... – Maria da Silva

Gente, ninguém aguenta mais esses comentários sobre a demissão de dona Dorinha. Deixem o padre botar quem ele quiser, sair com quem quiser, comer quem quiser. A vida é dele, a igreja é dele, o dinheiro é dele. Acho que vocês estão é com inveja. Os homens, com desgosto por não serem o padre, e as mulheres por desejo secreto de ser a nova e bonita secretária do padre. – Ana Luiza.

Dorinha foi colocada pra fora da igreja sem o mínimo respeito e consideração. Pessoa digna, honesta, cumpridora dos seus deveres. Cadê os grupos da igreja, a Mãe Rainha, o terço dos homens, os vicentinos, os jovens que não protestam? – José Araújo Silva.

O padre tirou o sino, tirou o sacristão Bebé que morreu de desgosto e agora tirou dona Dorinha, botando em seu lugar uma secretária jovem. Por isso que ele saiu de Itatuba. Deveríamos deixar de pagar o dízimo. – José Antonio Moreira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário